GUIAS DE APRENDIZAGEM 1º ANO

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

1ª SÉRIE- USO DO HÍFEN


PARA NÃO ERRAR MAIS!
USO DO HÍFEN DE FORMA OBJETIVA

1. Letras iguais = com hífen
micro- ônibus
micro-ondas

anti-inflamatório
super-racista
Inter-regional

2. Co-Re-Pre = sem hífen
cooperar
reenviar
preexistente
3. Pré - Pró - Pós - Ex - Vice - Além - Sem = com hífen
além-mar
sem-teto
pré-candidato
pró-desarmamento
pós-graduação
ex-presidente
vice-diretor

4. Diferentes Vogais / vogal + consoante = sem hífen
autoescola
coautor
semiárido
estrutural
contracheque
autopeças

5. palavra + h = com hífen
super-herói
super-homem
anti-histórico
mal-humor

6. mal + bem + vogal ou "h" = com hífen
mal-humor
mal-humorado
mal-estar
bem-mar
bem-humorado

7. Mal + consoante = sem hífen
malvestido
maltratado
malpassado
8. Palavra + R ou S = sem hífen e dobra "S e R"
antissala
psicossocial
minissaia
autorretrato
suprarrenal

9. Sub + "r" = com hífen
sub-reino
sub-regional
10. Circum - Pan  + "vogal - n - m - h" = com 
pan-americano
circum-hospitalar
pan-helenismo


quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Desafio - Um Pouco Mais de Redação

Olá, pessoal! Toda semana iremos postar uma proposta de redação para vocês irem praticando ainda mais a produção do texto dissertativo-argumentativo. Vocês podem escrever seus textos nos comentários desta postagem, em seus cadernos, no editor de texto de seu computador ou celular.. A ideia é que vocês se apropriem cada vez mais das competências de produção de textos. Vamos começar? 

Proposta de Redação (essa foi a proposta do ENEM - 2000).

Com base na leitura da charge, do artigo da Constituição, do depoimento de A.J. e do trecho do livro O cidadão de papel, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?


“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à saúde, à alimentação, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão”.
Artigo 227, Constituição da República Federativa do Brasil.

(...) Esquina da Avenida Desembargador Santos Neves com Rua José Teixeira, na Praia do Canto, área nobre de Vitória. A.J., 13 anos, morador de Cariacica, tenta ganhar algum trocado vendendo balas para os motoristas. (...)

“Venho para a rua desde os 12 anos. Não gosto de trabalhar aqui, mas não tem outro jeito. Quero ser mecânico”.

A Gazeta, Vitória (ES), 9 de junho de 2000.


Entender a infância marginal significa entender porque um menino vai para a rua e não à escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre um país desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.

Gilberto Dimenstein. O cidadão de papel. São Paulo, Ática, 2000. 19a. edição.


Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender o seu ponto de vista, elaborando propostas para a solução do problema discutido em seu texto.

Observações:
- Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da língua.
- Espera-se que o seu texto tenha mais do que 15 (quinze) linhas. 

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

1* Série - Recuperação da Avaliação Semanal.

Olá, pessoal!

O conteúdo da recuperação da Avaliação Semanal de Língua Portuguesa é o mesmo da Avaliação Semanal, ou seja, Movimento Literário Barroco e Figuras de Linguagem. Além do que vocês têm impresso e no caderno sobre o assunto, também podem estudar pelo blog nas postagens relacionadas ao tema.

Clica nos links abaixo para acessar o conteúdo.

FIGURAS DE LINGUAGEM

MOVIMENTO LITERÁRIO BARROCO

Confira o calendário de prova com o líder de sua turma.


quinta-feira, 10 de outubro de 2019

1ª Série - Arcadismo.



O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII. O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto).
Denota-se, logo de início, as referências à mitologia grega que perpassa o movimento.

Profundas mudanças no contexto histórico mundial caracterizam o período, tais como a ascensão do Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as ciências. Na América do Norte, ocorre a Independência dos Estados Unidos, em 1776, abrindo caminho para vários movimentos de independência ao longo de toda a América, como foi o caso do Brasil, que presenciou inúmeras revoluções e inconfidências até a chegada da Família Real em 1808.

O Balanço (década de 1730), de Nicolas Lancret

O movimento tem características reformistas, pois seu intuito era o de dar novos ares às artes e ao ensino, aos hábitos e atitudes da época. A aristocracia em declínio viu sua riqueza esvair-se e dar lugar a uma nova organizaçõ econômica liderada pelo pensamento burguês.
Ao passo que os textos produzidos no período convencionado de Quinhentismo sofreram influência direta de Portugal e aqueles produzidos durante o Barroco, da cultura espanhola, os do Arcadismo, por sua vez, foram influenciados pela cultura francesa devido aos acontecimentos movidos pela burguesia que sacudiram toda a Europa (e o mundo Ocidental).
Segundo o crítico Alfredo Bosi em seu livro História Concisa da Literatura Brasileira (São Paulo: editora Cultrix, 2006) houve dois momentos do Arcadismo no Brasil:
a) poético: retorno à tradição clássica com a utilização dos seus modelos, e valorização da natureza e da mitologia.
b) ideológico: influenciados pela filosofia presente no Iluminismo, que traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.
Seus principais autores são Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama e Santa Rita Durão. No Brasil, o ano convencionado para o início do Arcadismo é 1768, quando houve a publicação de Obras, do poeta Claudio Manoel da Costa.

Arcádia Ultramarina

Trata-se de uma sociedade literária fundada na cidade de Vila Rica (MG), influenciada pela Arcádia italiana (fundad em 1690) e cujos membros adotavam pseudônimos, isto é, nomes artísticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina. Por isso que alguns dos principais nomes do Arcadismo brasileiro publicavam suas obras com nomes inspirados na mitologia grega e romana.

Principais características

- inspiração nos modelos clássicos greco-latinos e renascentistas, como por exemplo, em O Uraguai (gênero épico), em Marília de Dirceu (gênero lírico) e em Cartas Chilenas (gênero satírico);
- influência da filosofia francesa;
- mitologia pagã como elemento estético;
- o bom selvagem, expressão do filósofo Jean-Jacques Rousseau, denota a pureza dos nativos da terra fazem menção à natureza e à busca pela vida simples, bucólica e pastoril;
- tensão entre o burguês culto, da cidade, contra a aristocracia;
- pastoralismo: poetas simples e humildes;
- bucolismo: busca pelos valores da natureza;
- nativismo: referências à terra e ao mundo natural;
- tom confessional;
- estado de espírito de espontaneidade dos sentimentos;
- exaltação da pureza, da ingenuidade e da beleza.

Termos em latim

O uso de expressões em latim era comum no neoclacisssimo. Elas estavam associados ao estilo de vida simples e bucólico. Conheça algumas delas:
Inutilia truncat: "cortar o inútil", referência aos excessos cometidos pelas obras do barroco. No arcadismo, os poetas primavam pela simplicidade.
Fugere urbem: "fugir da cidade", do escritor clássico Horácio;
Locus amoenus: "lugar ameno", um refúgio ameno em detrimento dos centros urbanos monárquicos;
Carpe diem: "aproveitar a vida", o pastor, ciente da efemeridade do tempo, convida sua amada a aproveitar o momento presente.
Cabe ressaltar, no entanto, que os membros da Arcádia eram todos burgueses e habitantes dos centros urbanos. Por isso a eles são atribuídos um fingimento poético, isto é, a simulação de sentimentos fictícios.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

2ª Série- Produção Textual


CARTA ABERTA – CARTA DO LEITOR

O gênero textual carta aberta intenciona atingir um grande público-alvo e divulgar amplamente um ponto de vista pessoal. Os objetivos são variados: denúncia, alerta, defesa, acusação, persuasão etc. É redigida intencionalmente para ser divulgada em meios de comunicação de massa, como jornais, revistas, rádio, televisão, redes sociais, blogs etc. Normalmente fazendo referência a um problema que interessa a todos e que precisa ser resolvido de forma rápida.

Estrutura: Como fazer uma Carta Aberta?


Para produzir uma carta aberta, devemos estar atentos a seguinte estrutura:
  • Título: geralmente é acrescentado um título que indica a quem será destinada a carta (comunidade, associação, instituição, organização, entidade, autoridade municipais, estaduais e nacionais, etc.)
  • Introdução: tal qual um texto dissertativo, (introdução, desenvolvimento e conclusão). Na introdução, as principais ideias são abordadas pelos destinatários.
  • Desenvolvimento: Serão apontados os principais argumentos e pontos de vista referentes ao assunto abordado.
  • Conclusão: momento de arrematar a ideia e sugerir alguma ação dos interlocutores ou possível resolução do problema posto em causa. Na conclusão, ocorre o fechamento da ideia e busca de soluções.
  • Despedida: com saudações cordiais e assinatura dos remetentes, a despedida finaliza a carta aberta. 

Uso de cartas na atualidade

As cartas: aberta, argumentativa, pessoal e do leitor podem ser vistas nas formas oral e impressa, publicadas nos meios eletrônicos e em ambientes acadêmicos. Além disso, como proposta de avaliação em escolas, faculdades, vestibulares e concursos. 
Mediante os propósitos, é evidente que a carta aberta se traduz em um importante recurso de participação política dos cidadãos, tendo em vista que o assunto tratado em uma carta aberta possui interesse coletivo. Por esse motivo, o uso desse formato de comunicação ainda é muito importante na atualidade, pois contribui para a liberdade de expressão. (Exemplo de Carta Aberta a Comunidade de Manaus).