GUIAS DE APRENDIZAGEM 1º ANO

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

PROPOSTA DE REDAÇÃO


INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO

1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas.     
4.  Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
4.1.  tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.
4.2.  fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3.  apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
4.4.  apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
No dia da primeira exibição pública de cinema — 28 de dezembro de 1895, em Paris —, um homem de teatro que trabalhava com mágicas, Georges Mélies, foi falar com Lumière, um dos inventores do cinema; queria adquirir um aparelho, e Lumière desencorajou-o, disse-lhe que o “Cinematógrapho” não tinha o menor futuro como espetáculo, era um instrumento científico para reproduzir o movimento e só poderia servir para pesquisas. Mesmo que o público, no início, se divertisse com ele, seria uma novidade de vida breve, logo cansaria. Lumière enganou-se. Como essa estranha máquina de austeros cientistas virou uma máquina de contar estórias para enormes plateias, de geração em geração, durante já quase um século?
BERNARDET, Jean-Claude. O que é Cinema. In BERNARDET, Jean-Claude; ROSSI, Clóvis. O que é Jornalismo, O que é Editora,  O que é Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1993.
TEXTO II
Edgar Morin define o cinema como uma máquina que registra a existência e a restitui como tal, porém levando em consideração o indivíduo, ou seja, o cinema seria um meio de transpor para a tela o universo pessoal, solicitando a participação do espectador.
GUTFREIND, C. F. O filme e a representação do real. E-Compós, v. 6, 11, 2006 (adaptado).
TEXTO III


TEXTO IV

O Brasil já teve um parque exibidor vigoroso e descentralizado: quase 3 300 salas em 1975, uma para cada 30 000 habitantes, 80% em cidades do interior. Desde então, o país mudou.
 Quase 120 milhões de pessoas a mais passaram a viver nas cidades. A urbanização acelerada, a falta de investimentos em infraestrutura urbana, a baixa capitalização das empresas exibidoras, as mudanças tecnológicas, entre outros fatores, alteraram a geografia do cinema. Em 1997, chegamos a pouco mais de 1 000 salas. Com a expansão dos shopping centers, a atividade de exibição se reorganizou. O número de cinemas duplicou, até chegar às atuais 2 200 salas. Esse crescimento, porém, além de insuficiente (o Brasil é apenas o 60º país na relação habitantes por sala), ocorreu de forma concentrada. Foram privilegiadas as áreas de renda mais alta das grandes cidades. Populações inteiras foram excluídas do universo do cinema ou continuam mal atendidas:
 o Norte e o Nordeste, as periferias urbanas, as cidades pequenas e médias do interior. Disponível em: https://cinemapertodevoce.ancine.gov.br.
 Acesso em: 13 jun. 2019 (fragmento).

                                                                                                                                                                                                                          
PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
                                                                                                                                                               

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO SEMANAL DE LÍNGUA PORTUGUESA - 13/11/2019


ARCADISMO

O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII. O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto).
Denota-se, logo de início, as referências à mitologia grega que perpassa o movimento.
Profundas mudanças no contexto histórico mundial caracterizam o período, tais como a ascensão do Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as ciências. Na América do Norte, ocorre a Independência dos Estados Unidos, em 1776, abrindo caminho para vários movimentos de independência ao longo de toda a América, como foi o caso do Brasil, que presenciou inúmeras revoluções e inconfidências, como a inconfidência mineira, até a chegada da Família Real em 1808.
Segundo o crítico Alfredo Bosi em seu livro História Concisa da Literatura Brasileira (São Paulo: editora Cultrix, 2006) houve dois momentos do Arcadismo no Brasil:
a) poético: retorno à tradição clássica com a utilização dos seus modelos, e valorização da natureza e da mitologia.
b) ideológico: influenciados pela filosofia presente no Iluminismo, que traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.
Seus principais autores são Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama e Santa Rita Durão. No Brasil, o ano convencionado para o início do Arcadismo é 1768, quando houve a publicação de Obras, do poeta Claudio Manoel da Costa.
Principais características
- inspiração nos modelos clássicos greco-latinos e renascentistas, como por exemplo, em O Uraguai (gênero épico), em Marília de Dirceu (gênero lírico) e em Cartas Chilenas (gênero satírico);
- influência da filosofia francesa;
- mitologia pagã como elemento estético;
- o bom selvagem, expressão do filósofo Jean-Jacques Rousseau, denota a pureza dos nativos da terra fazem menção à natureza e à busca pela vida simples, bucólica e pastoril;
- tensão entre o burguês culto, da cidade, contra a aristocracia;
- pastoralismo: poetas simples e humildes;
- bucolismo: busca pelos valores da natureza;
- nativismo: referências à terra e ao mundo natural;
- tom confessional;
- estado de espírito de espontaneidade dos sentimentos;
- exaltação da pureza, da ingenuidade e da beleza.
Termos em latim
O uso de expressões em latim era comum no neoclacisssimo. Elas estavam associados ao estilo de vida simples e bucólico. Conheça algumas delas:
Inutilia truncat: "cortar o inútil", referência aos excessos cometidos pelas obras do barroco. No arcadismo, os poetas primavam pela simplicidade.
Fugere urbem: "fugir da cidade", do escritor clássico Horácio;
Locus amoenus: "lugar ameno", um refúgio ameno em detrimento dos centros urbanos monárquicos;
Carpe diem: "aproveitar a vida", o pastor, ciente da efemeridade do tempo, convida sua amada a aproveitar o momento presente.

SOBRE O ARCADISMO RESPONDA

1) Que revolução marca o Arcadismo no Brasil, inclusive com prisões de alguns autores?
2) Tendo em vista as características Árcade, disserte sobre a linguagem utilizada por seus representantes.
3) A produção literária se dá principalmente por meio da poesia, que são classificadas em três. Quais são?  E quais são suas características?


O USO DO HÍFEN
USO DO HÍFEN
REGRA GERAL
letras IGUAIS, SEPARA.                    Letras DIFERENTES, JUNTA.
Anti-inflamatório                                                      neoliberalismo
Supra-auricular                                                        extraoficial
Arqui-inimigo                                                            semicírculo

Quanto ao "R" e o "S", se o prefixo terminar em vogal, a consoante deverá ser dobrada:
suprarrenal (supra+renal)                                ultrassonografia (ultra+sonografia)
minissaia                                                        antisséptico
contrarregra                                                             megassaia

ATENÇÃO!
Quando dois “R” ou “S” se encontrarem, permanece a regra geral: letras iguais, SEPARA.
super-requintado,      super-realista,           inter-resistente.

1) Classifique em CORRETO ou INCORRETO as alternativas a seguir quanto ao uso do hífen.
Anti-inflamatório                                             Extra-oficial                                                 
Anti-depressivo                                                Auto-escola                                                                       
Neoliberalismo                                                           Mini-saia                                                      
Supra-auricular                                                            Autorretrato                                                                  
Extraoficial                                                    Super-secreto                                                
Arqui-inimigo                                                  Super-elegante                                                               
Semicírculo                                                    Superinteligente                                            

RELATO PESSOAL 

Como o próprio nome diz, o relato pessoal tem a finalidade de contar, registrar no tempo experiências de vida de uma determinada pessoa, abarcando os acontecimentos importantes de sua história, episódios marcantes que ajudaram a formá-la como sujeito. Esse gênero de texto pode ser encontrado de forma escrita, oral, ou audiovisual, em diversos suportes e meios de circulação, como jornais, revistas, livros, sites, redes sociais, TV, rádio, plataformas de vídeos etc., constituindo um documento histórico de notável importância.
Veja alguns aspectos da composição e do estilo do relato pessoal:
• Por expressar o ponto de vista particular de alguém, a história é relatada em 1ª pessoa.
• Semelhante aos textos narrativos, os relatos podem apresentar, além do narrador, enredo, personagens, tempo e espaço.
• Os verbos podem estar no presente ou no pretérito (perfeito e imperfeito), a depender das intenções do autor. Mas normalmente predomina o tempo pretérito, mas o autor pode utilizar também o presente histórico (presente com o sentido de pretérito).
• O nível de formalidade do texto pode variar, conforme o grau de intimidade entre autor e o público leitor e o meio em que o relato for publicado. Porém, sendo um gênero do campo da intimidade, é comum a linguagem ser mais informal.



Campo artístico-literário - Gêneros Poéticos: poema visual, cordel e slam

As palavras poema e poesia têm origem no verbo grego "poiein" que signifi ca fazer, criar, compor. A diferença entre poema e poesia pode ser vista assim: todo poema contém poesia, mas nem tudo que tem poesia é poema. A poesia é a arte, uma linguagem que desperta o belo, algo que inspira ou suscita emoções, e pode não só estar presente em um poema, como também em um quadro, escultura, um espetáculo de dança ou teatro, uma fotografia e até mesmo o pôr do sol. O poema, por sua vez, é um texto que emprega a linguagem poética através de versos.

Concretismo - trata-se de um movimento artístico que surgiu no início do século XX e que propunha, de modo geral, uma exploração particular de uma estética visual para seus poemas, assim nasce o poema concreto. Mas é importante destacar que não foram os concretistas os primeiros a explorar a visualidade nos poemas. Desde a Grécia Antiga, já existem registros de calígramas – poemas figurativos que formam imagens relacionadas com o conteúdo de seu texto.

            A Literatura de Cordel é um gênero literário reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Seu nome – cordel – não se referia, em um primeiro momento, ao texto em si, mas ao modo como os livros deste gênero eram expostos ao público: pendurados em barbantes numa espécie de varal. É um gênero marcado pela oralidade que além de nos divertir também tem fins moralizantes. Como alguns de seus representantes, podemos citar Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, Aderaldo Ferreira de Araújo, o Cego Aderaldo ou então Leandro Gomes de Barros. Este último foi uma das inspirações para o renomado escritor Ariano Suassuna escrever a obra “O Auto da Compadecida”, influenciado por seus cordéis.
Todo cordel obedece a um esquema de estrofe e métrica específica, mas não único. A depender do cordel teremos estrofes de quatro até dez versos. Também, a métrica dos versos pode variar de quatro sílabas poéticas até quinze. As rimas, por sua vez, geralmente obedecem a um esquema específico dependendo da métrica de sua estrofe.
"O poema processo foi um movimento artístico de vanguarda que ocorreu no Brasil entre 1967 a 1972, em plena Ditadura Militar. Foi fundado por diversos poetas dos quais se destacam: Wlademir Dias Pino, Moacy Cirne, Neide de Sá e Álvaro de Sá. Com um espírito revolucionário, esse movimento inovou os poemas visuais, já explorados anteriormente pelo movimento concretista. Assim, enquanto na poesia concreta as palavras eram as principais ferramentas, o poema processo vem empregar, além delas, elementos não verbais, como símbolos, figuras geométricas, perfurações no papel e gráficos; extrapolando, portanto, os limites do poema e convidando o leitor para o processo de construção de sentido."

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

1ª SÉRIE- USO DO HÍFEN


PARA NÃO ERRAR MAIS!
USO DO HÍFEN DE FORMA OBJETIVA

1. Letras iguais = com hífen
micro- ônibus
micro-ondas

anti-inflamatório
super-racista
Inter-regional

2. Co-Re-Pre = sem hífen
cooperar
reenviar
preexistente
3. Pré - Pró - Pós - Ex - Vice - Além - Sem = com hífen
além-mar
sem-teto
pré-candidato
pró-desarmamento
pós-graduação
ex-presidente
vice-diretor

4. Diferentes Vogais / vogal + consoante = sem hífen
autoescola
coautor
semiárido
estrutural
contracheque
autopeças

5. palavra + h = com hífen
super-herói
super-homem
anti-histórico
mal-humor

6. mal + bem + vogal ou "h" = com hífen
mal-humor
mal-humorado
mal-estar
bem-mar
bem-humorado

7. Mal + consoante = sem hífen
malvestido
maltratado
malpassado
8. Palavra + R ou S = sem hífen e dobra "S e R"
antissala
psicossocial
minissaia
autorretrato
suprarrenal

9. Sub + "r" = com hífen
sub-reino
sub-regional
10. Circum - Pan  + "vogal - n - m - h" = com 
pan-americano
circum-hospitalar
pan-helenismo


quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Desafio - Um Pouco Mais de Redação

Olá, pessoal! Toda semana iremos postar uma proposta de redação para vocês irem praticando ainda mais a produção do texto dissertativo-argumentativo. Vocês podem escrever seus textos nos comentários desta postagem, em seus cadernos, no editor de texto de seu computador ou celular.. A ideia é que vocês se apropriem cada vez mais das competências de produção de textos. Vamos começar? 

Proposta de Redação (essa foi a proposta do ENEM - 2000).

Com base na leitura da charge, do artigo da Constituição, do depoimento de A.J. e do trecho do livro O cidadão de papel, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?


“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à saúde, à alimentação, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão”.
Artigo 227, Constituição da República Federativa do Brasil.

(...) Esquina da Avenida Desembargador Santos Neves com Rua José Teixeira, na Praia do Canto, área nobre de Vitória. A.J., 13 anos, morador de Cariacica, tenta ganhar algum trocado vendendo balas para os motoristas. (...)

“Venho para a rua desde os 12 anos. Não gosto de trabalhar aqui, mas não tem outro jeito. Quero ser mecânico”.

A Gazeta, Vitória (ES), 9 de junho de 2000.


Entender a infância marginal significa entender porque um menino vai para a rua e não à escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre um país desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.

Gilberto Dimenstein. O cidadão de papel. São Paulo, Ática, 2000. 19a. edição.


Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender o seu ponto de vista, elaborando propostas para a solução do problema discutido em seu texto.

Observações:
- Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da língua.
- Espera-se que o seu texto tenha mais do que 15 (quinze) linhas. 

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

1* Série - Recuperação da Avaliação Semanal.

Olá, pessoal!

O conteúdo da recuperação da Avaliação Semanal de Língua Portuguesa é o mesmo da Avaliação Semanal, ou seja, Movimento Literário Barroco e Figuras de Linguagem. Além do que vocês têm impresso e no caderno sobre o assunto, também podem estudar pelo blog nas postagens relacionadas ao tema.

Clica nos links abaixo para acessar o conteúdo.

FIGURAS DE LINGUAGEM

MOVIMENTO LITERÁRIO BARROCO

Confira o calendário de prova com o líder de sua turma.


quinta-feira, 10 de outubro de 2019

1ª Série - Arcadismo.



O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII. O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto).
Denota-se, logo de início, as referências à mitologia grega que perpassa o movimento.

Profundas mudanças no contexto histórico mundial caracterizam o período, tais como a ascensão do Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as ciências. Na América do Norte, ocorre a Independência dos Estados Unidos, em 1776, abrindo caminho para vários movimentos de independência ao longo de toda a América, como foi o caso do Brasil, que presenciou inúmeras revoluções e inconfidências até a chegada da Família Real em 1808.

O Balanço (década de 1730), de Nicolas Lancret

O movimento tem características reformistas, pois seu intuito era o de dar novos ares às artes e ao ensino, aos hábitos e atitudes da época. A aristocracia em declínio viu sua riqueza esvair-se e dar lugar a uma nova organizaçõ econômica liderada pelo pensamento burguês.
Ao passo que os textos produzidos no período convencionado de Quinhentismo sofreram influência direta de Portugal e aqueles produzidos durante o Barroco, da cultura espanhola, os do Arcadismo, por sua vez, foram influenciados pela cultura francesa devido aos acontecimentos movidos pela burguesia que sacudiram toda a Europa (e o mundo Ocidental).
Segundo o crítico Alfredo Bosi em seu livro História Concisa da Literatura Brasileira (São Paulo: editora Cultrix, 2006) houve dois momentos do Arcadismo no Brasil:
a) poético: retorno à tradição clássica com a utilização dos seus modelos, e valorização da natureza e da mitologia.
b) ideológico: influenciados pela filosofia presente no Iluminismo, que traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.
Seus principais autores são Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama e Santa Rita Durão. No Brasil, o ano convencionado para o início do Arcadismo é 1768, quando houve a publicação de Obras, do poeta Claudio Manoel da Costa.

Arcádia Ultramarina

Trata-se de uma sociedade literária fundada na cidade de Vila Rica (MG), influenciada pela Arcádia italiana (fundad em 1690) e cujos membros adotavam pseudônimos, isto é, nomes artísticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina. Por isso que alguns dos principais nomes do Arcadismo brasileiro publicavam suas obras com nomes inspirados na mitologia grega e romana.

Principais características

- inspiração nos modelos clássicos greco-latinos e renascentistas, como por exemplo, em O Uraguai (gênero épico), em Marília de Dirceu (gênero lírico) e em Cartas Chilenas (gênero satírico);
- influência da filosofia francesa;
- mitologia pagã como elemento estético;
- o bom selvagem, expressão do filósofo Jean-Jacques Rousseau, denota a pureza dos nativos da terra fazem menção à natureza e à busca pela vida simples, bucólica e pastoril;
- tensão entre o burguês culto, da cidade, contra a aristocracia;
- pastoralismo: poetas simples e humildes;
- bucolismo: busca pelos valores da natureza;
- nativismo: referências à terra e ao mundo natural;
- tom confessional;
- estado de espírito de espontaneidade dos sentimentos;
- exaltação da pureza, da ingenuidade e da beleza.

Termos em latim

O uso de expressões em latim era comum no neoclacisssimo. Elas estavam associados ao estilo de vida simples e bucólico. Conheça algumas delas:
Inutilia truncat: "cortar o inútil", referência aos excessos cometidos pelas obras do barroco. No arcadismo, os poetas primavam pela simplicidade.
Fugere urbem: "fugir da cidade", do escritor clássico Horácio;
Locus amoenus: "lugar ameno", um refúgio ameno em detrimento dos centros urbanos monárquicos;
Carpe diem: "aproveitar a vida", o pastor, ciente da efemeridade do tempo, convida sua amada a aproveitar o momento presente.
Cabe ressaltar, no entanto, que os membros da Arcádia eram todos burgueses e habitantes dos centros urbanos. Por isso a eles são atribuídos um fingimento poético, isto é, a simulação de sentimentos fictícios.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

2ª Série- Produção Textual


CARTA ABERTA – CARTA DO LEITOR

O gênero textual carta aberta intenciona atingir um grande público-alvo e divulgar amplamente um ponto de vista pessoal. Os objetivos são variados: denúncia, alerta, defesa, acusação, persuasão etc. É redigida intencionalmente para ser divulgada em meios de comunicação de massa, como jornais, revistas, rádio, televisão, redes sociais, blogs etc. Normalmente fazendo referência a um problema que interessa a todos e que precisa ser resolvido de forma rápida.

Estrutura: Como fazer uma Carta Aberta?


Para produzir uma carta aberta, devemos estar atentos a seguinte estrutura:
  • Título: geralmente é acrescentado um título que indica a quem será destinada a carta (comunidade, associação, instituição, organização, entidade, autoridade municipais, estaduais e nacionais, etc.)
  • Introdução: tal qual um texto dissertativo, (introdução, desenvolvimento e conclusão). Na introdução, as principais ideias são abordadas pelos destinatários.
  • Desenvolvimento: Serão apontados os principais argumentos e pontos de vista referentes ao assunto abordado.
  • Conclusão: momento de arrematar a ideia e sugerir alguma ação dos interlocutores ou possível resolução do problema posto em causa. Na conclusão, ocorre o fechamento da ideia e busca de soluções.
  • Despedida: com saudações cordiais e assinatura dos remetentes, a despedida finaliza a carta aberta. 

Uso de cartas na atualidade

As cartas: aberta, argumentativa, pessoal e do leitor podem ser vistas nas formas oral e impressa, publicadas nos meios eletrônicos e em ambientes acadêmicos. Além disso, como proposta de avaliação em escolas, faculdades, vestibulares e concursos. 
Mediante os propósitos, é evidente que a carta aberta se traduz em um importante recurso de participação política dos cidadãos, tendo em vista que o assunto tratado em uma carta aberta possui interesse coletivo. Por esse motivo, o uso desse formato de comunicação ainda é muito importante na atualidade, pois contribui para a liberdade de expressão. (Exemplo de Carta Aberta a Comunidade de Manaus).

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Texto dissertativo-Argumentativo - Aula de Redação.


Em suma, dissertação implica em discussão de ideias, argumentação, raciocínio, organização de pensamento, defesa de pontos de vista, descoberta de soluções. Significa refletir sobre o mundo que nos cerca.

O TEXTO DISSERTATIVO é aquele que expressa uma TESE (um ponto de vista) sobre determinado ASSUNTO, apoiada em dados, fatos (exemplos), fundamentações; enfim, em ARGUMENTOS (informações que comprovem sua tese).

1– Introdução: apresentação da ideia principal ou tese.

2– Desenvolvimento: apresentação de argumentos que sustentam a ideia principal.

3– Conclusão: apresentação de um resumo da ideia principal ou de uma sugestão para a resolução do problema.

INTRODUÇÃO – normalmente apresenta-se a ideia central a ser discutida, de modo que o leitor saiba de que o texto vai tratar. Corresponde, geralmente, a um parágrafo.

DESENVOLVIMENTO – Parte encarregada pelo desdobramento da ideia central. Corresponde à exposição dos argumentos que comprovam o ponto de vista contido na introdução. Pode haver mais de um parágrafo, dependendo da quantidade de linhas disponíveis. 

CONCLUSÃO: É o acabamento da redação, parte que “amarra” o texto. Não deve ser iniciada abruptamente, como também não pode ser acabada de súbito. E deve ser apresentada a sugestão de soluções para a resolução da problemática abordada.

Argumentação nos textos dissertativos

Deve-se ter como preocupação persuadir o leitor e transmitir informações que se pretende como conhecimentos verdadeiros, e dessa forma se tornar convincente.

Diante do tema, o autor deve se posicionar acerca do assunto e, através dos seus argumentos, demonstrar conhecimento de mundo: 

Com clareza, domínio da língua, seleção de conteúdos pelos seus valores reais, organizando-os de forma coesa e coerente entre os assuntos, os quais serão fechados na conclusão, completando assim, o ponto de vista inicial.

Tipos de argumentos aos quais podemos recorrer:

Argumento com base em citação – Fundamenta-se mediante a citação de uma frase ou pensamento de uma autoridade ou especialista no assunto.
Promove credibilidade ao texto;
Enriquece o texto com informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área foco;
Fornece exemplos de pontos de vista semelhantes ou divergentes sobre o assunto objeto de sua pesquisa.

Citação direta - Ao identificar o conceito de atividade, Leontiev, Especialista em Psicopedagogia, afirma que “por esse termo designamos apenas aqueles processos que, realizando as relações do homem com o mundo, satisfazem uma necessidade especial correspondente a ele”.

Citação indireta  - Ao identificar o conceito de atividade, Leontiev, Especialista em Psicopedagogia, afirma que pelo termo mencionado é possível designar apenas aqueles processos relativos às relações do homem com o mundo, e que satisfazem uma necessidade humana específica.

Argumento com base no senso comum - Fundamenta-se nas ideias voltadas para princípios e valores que são reconhecidamente partilhados pela maioria das pessoas de uma sociedade.  Refere-se a conceitos considerados irrefutáveis, partilhados.

Argumento com base em evidências - São aqueles fatos que comprovam a tese e confirmam crédito ao texto (dados, estatísticas, pesquisas, informações comprovadamente científicas, ou seja, de fontes sérias).

Argumento com base no raciocínio lógico - Estabelece uma relação de causa e consequência, para que não se prejudiquem a sequência ordenada dos parágrafos nem o sentido geral do texto.  Mantém a coesão e coerência entre palavras e entre parágrafos.

A IMPORTÂNCIA DOS EXEMPLOS
—Os exemplos dão vida ao texto.
—Esclarecem o raciocínio.
—Iluminam a compreensão.
—Intensificam o processo de persuasão, expondo as ideias de modo concreto.
—Não só ilustram o texto, mas levam o leitor a sentir, a pensar, a viver.

ALGUMAS FORMAS DE SE INICIAR UMA DISSERTAÇÃO

Definição: Pode-se começar a dissertar fazendo uma definição do tema, para atribuir maior clareza e objetividade ao texto.

Violência consiste em...
A violência se caracteriza como.... Um ato é violento quando...
Existe violência se...


Comparação: Tem-se também a opção de começar, buscando uma definição do tema por comparação.

Atribui-se a violência como...
A violência torna-se semelhante a...
A violência parece-se com..., lembra...

Citação: Pode-se ainda iniciar o texto com uma citação relativa ao tema. Uma frase interessante, um verso, um fragmento...

O ideal é que a citação seja feita do modo clássico: entre aspas, reproduzindo exatamente as palavras do autor e com indicação da fonte de onde foi retirada.
Em seguida, faz-se uma pequena análise, um breve comentário a respeito da opinião citada, expondo, ao mesmo tempo, o seu ponto de vista sobre o assunto.

Histórico: no início do texto pode fazer um histórico, uma explanação rápida do tema através dos tempos, dando ao tema uma abordagem temporal.

Antes, a violência era “X”; agora é...
Ontem, a violência era “X”; hoje é “Y”; amanhã será...
Depois do histórico, apresenta-se a IDEIA CENTRAL e inicia-se a argumentação.

Exemplo: Pode-se também escolher um fato-exemplo expressivo para iniciar o texto. Em seguida, faz-se uma análise interpretativa desse exemplo – que poderá ou não ser retomado mais adiante – , revelando nossa visão sobre o tema. Iniciar uma dissertação a partir de um exemplo dá concretude e comunicabilidade ao texto.

Resumo: Um resumo daquilo que se pensa sobre o assunto da redação é uma das possibilidades de início. O começo da dissertação funcionaria, assim, como uma espécie de índice, de sumário do texto, em que se apresentaria de modo sintético o tema, o ponto de vista e a argumentação.