GUIAS DE APRENDIZAGEM 1º ANO

GUIA DE APRENDIZAGEM 2º ANO

Olá, protagonistas!
Bem-vindos ao ano letivo de 2020!



GUIA DE APRENDIZAGEM – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO – CURSO COMÉRCIO - 2020
Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo
PROFESSOR
DISCIPLINA
CURSO TÉCNICO
BIMESTRE - MÊS
Daniele Pereira dos Santos
Língua Portuguesa
Comércio
1º Bimestre - Fevereiro
JUSTIFICATIVA DA UNIDADE
Nesse bimestre estudaremos a história social do Romantismo, conhecendo o contexto histórico do movimento e sua produção literária. De forma contextualizada, estudaremos algumas obras produzidas nesse período, com ênfase na poesia. No eixo de Língua e Linguagem, estudaremos os substantivos e adjetivos para ampliar o conhecimento da língua como prática social e seu uso em diferentes contextos de comunicação oral e escrita. Presamos pela produção como meio efetivo de aprendizagem, portanto, estudaremos e produziremos os gêneros artigo de opinião, texto dissertativo-argumentativo, mesa redonda e seminário sobre os temas estudados nesta unidade, de forma que haja reflexão acerca do que será estudado em sala de aula.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES + CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I.  LITERATURA - HISTÓRIA SOCIAL DO ROMANTISMO
Conteúdo:
ü  Romantismo: do texto ao contexto histórico; (Um movimento plural).
ü  O Romantismo em Portugal
ü  O Romantismo no Brasil: poesia

Competências Técnica
Habilidades Técnica
Competências BNCC
Habilidades BNCC


 2. Compreender os processos indenitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
(EM13LGG203) Analisar os diálogos e conflitos entre diversidades e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
(EM13LGG204) Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.





II. LÍNGUA E LINGUAGEM
Conteúdo:
ü  Substantivos- Flexão: Gênero, Número e Grau
ü  Adjetivos- Flexão: Gênero, Número e Grau

Competências Técnica
Habilidades Técnica
Competências BNCC
Habilidades BNCC


1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
 (EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.

(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).




III. PRODUÇÃO DE TEXTOS
Conteúdo:
ü  Artigo de Opinião
ü  Anúncio Publicitário
ü  Texto dissertativo-argumentativo
ü  Mesa redonda e seminário

Competências Técnica
Habilidades Técnica
Competências BNCC
Habilidades BNCC
    

3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.

(EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.

(EM13LGG401) Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. 
(EM13LGG402) Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.

ATIVIDADES PRÉVIAS

FONTES E REFERÊNCIAS
Ponto de Partida - determinação dos horizontes de expectativas.
Roda de conversa - percepção do conhecimento prévio dos alunos.
Leitura do texto “Novos tempos, outras reflexões” determinação de conhecimento prévio.
Leitura do texto “Romantismo: o domínio do “eu”” determinação de conhecimento prévio.  
Leitura do texto “Como classificamos as palavras” determinação de conhecimento prévio.
 ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela Nogueira; FADEL, Tatiana. Portumiês. Literatura. Produção de texto. Editora Moderna. São Paulo: 2005;

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Tereza Cochar. Português: Linguagens. Vol. único. Atua1 editora. São Paulo: 2003;

CEREJA, William Roberto. Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. Atual. São Paulo: 2005;

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37ª ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

FARACO, C.E. e MOURA, F.M. Gramática Nova. São Paulo: Editora Ática,1993.

ORMUNDO, Wilton. SINISCALCHI, Cristiane. Se Liga na Língua 2: Literatura, produção de texto e Linguagem. 1. Ed. São Paulo. Moderna. 2016

Blog: UM POUCO MAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA

5 MINUTOS SOBRE: POESIA ROMÂNTICA

ATIVIDADES AUTODIDÁTICAS
ATIVIDADES DIDÁTICO-COOPERATIVAS
Produção de textos dissertativo-argumentativos;
Leitura de textos literários em sala de aula e na biblioteca;
Produção e apresentação de Seminários;
Atividades em grupos na sala de aula;
Debates e roda de conversa;
Seminários;
Mesa redonda.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TEMAS TRANSVERSAIS
 Acesso ao blog: UM POUCO MAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Uso do aplicativo – CASTBOX – com podcast sobre os temas estudados em sala de aula;

5 MINUTOS SOBRE: POESIA ROMÂNTICA

Pluralidade Cultural;
Ética.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
VALORES

A avaliação será feita de forma contínua durante as aulas de Língua Portuguesa em cada turma, por meio de observação do aluno para percepção da eficiência do método utilizado pelo professor e também para medir o nível de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, a avaliação será quantitativa e qualitativa.

Avaliação 1 -  Quantitativa de Aprendizagem: Prova Objetiva (0-10);
Avaliação 2 - Quantitativa de Aprendizagem: Redação (0-5); Seminário (0-5);
Avaliação 3 - Qualitativa – (avaliação interdimensional) (0-10);
Recuperação - Quantitativa de Aprendizagem: Redação sobre o tema do Seminário (0-10).

    
Responsabilidade;
Solidariedade;
Respeito.

    
    
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    
Produzir textos orais e escritos considerando os elementos da situação discursiva (interlocutores, objetivo comunicativo, especificidades do gênero, canais de transmissão);

Conhecer as características do movimento literário Romantismo;

Ler e analisar a poesia romântica;

Estudar e produzir os gêneros artigo de opinião, texto dissertativo-argumentativo, seminário e mesa redonda;

Ler e interpretar textos literários;

Conhecer e diferenciar substantivos e adjetivos, utilizando-os em contextos de leitura e produção de textos;

Reconhecer as especificidades do texto literário produzido no contexto do Romantismo;
                                                                
Estabelecer relações entre o texto literário e o contexto social e político de sua produção;

Produzir textos a partir da proposição de um tema;

Ler e apreciar textos literários de diversos gêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário