GUIAS DE APRENDIZAGEM 1º ANO

GUIAS DE APRENDIZAGEM 1º ANO

Olá, protagonistas!
Bem-vindos ao ano letivo de 2020!



GUIA DE APRENDIZAGEM – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO – CURSO COMÉRCIO - 2020
Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo
PROFESSOR
DISCIPLINA
CURSO TÉCNICO
BIMESTRE - MÊS
Nilson de Sousa Rutizat
Língua Portuguesa
Comércio
1º Bimestre - Fevereiro
JUSTIFICATIVA DA UNIDADE
Esta unidade traz conteúdos de gêneros literários de forma contextualizada para que o aluno, por meio da leitura e análise dos textos, compreenda a diferença entre textos literários e não literários e consiga entender e diferenciar os textos literários nos gêneros Épico, Dramático e Lírico. De forma contextualizada, nesta unidade, são abordados os conteúdos de linguagem e gramática. O aluno, por meio de atividades sistematizadas, é levado a refletir acerca dos conhecimentos linguísticos e sua aplicação em situações comunicativas de diferentes contextos, compreendendo as especificidades da língua falada e escrita relacionando-as aos fatores de comunicação. E a produção de texto leva em consideração a história em quadrinho, o texto dissertativo-argumentativo e os gêneros jornalísticos, entrevista e notícia, para que o aluno desenvolva textos nos mais diferentes contextos de comunicação e em diferentes suportes.  


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES + CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I. TEXTO LITERÁRIO
Conteúdo:
ü  Gênero Épico: Narrativa da grandiosidade
ü  Gênero Dramático: A arte da ação
ü  Gênero Lírico: Poema
ü  A literatura na Baixa Idade Média: Trovadorismo

Competências Técnica
Habilidades Técnica
Competências BNCC
Habilidades BNCC


 2. Compreender os processos indenitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
(EM13LGG203) Analisar os diálogos e conflitos entre diversidades e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
(EM13LGG204) Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.





II. LÍNGUA E LINGUAGEM
Conteúdo:
ü  Linguagem e língua
ü  Língua falada e língua escrita
ü  Fatores envolvidos na comunicação
ü  Os vários sentidos de um texto

Competências Técnica
Habilidades Técnica
Competências BNCC
Habilidades BNCC


1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.



 (EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.

(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).


III. PRODUÇÃO DE TEXTOS
Conteúdo:
ü  História em quadrinhos: gênero que muitos amam
ü  Discurso jornalístico: entrevista: uma conversa dirigida
ü  Notícia: atualidades em foco
ü  Texto dissertativo-argumentativo

Competências Técnica
Habilidades Técnica
Competências BNCC
Habilidades BNCC


4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.










(EM13LGG401) Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. 
(EM13LGG402) Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.





ATIVIDADES PRÉVIAS

FONTES E REFERÊNCIAS
Ponto de Partida - determinação dos horizontes de expectativas.
Roda de conversa - percepção do conhecimento prévio dos alunos.
Leitura do texto “Afinal, pra que serve a literatura?” determinação de conhecimento prévio.
Leitura do texto “O domínio discursivo do lazer” determinação de conhecimento prévio.  
Leitura do texto “Carta aberta à mãe dos meus irmãos” determinação de conhecimento prévio.
 CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens, 1º ano: língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Atual, 2013.

ORMUNDO, Wilton. SINISCALCHI, Cristiane. Se Liga na Língua: Literatura, produção de texto e Linguagem. 1. ed. São Paulo. Moderna. 2016.

ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTOVAO, V. L. L. (Orgs.) O ensino e aprendizagem de gêneros textuais. Textos de Anna Rachel Machado e colaboradores.

Histórias em Quadrinhos

Blog: UM POUCO MAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA

GÊNEROS LITERÀRIOS


ATIVIDADES AUTODIDÁTICAS
ATIVIDADES DIDÁTICO-COOPERATIVAS
Produção de textos dissertativo-argumentativos;
Leitura de textos literários em sala de aula e na biblioteca;
Leitura e produção de histórias em quadrinhos.
Atividades em grupos na sala de aula;
Debates e roda de conversa;
Leitura compartilhada;
Grupos de estudo.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TEMAS TRANSVERSAIS
 Acesso ao blog: UM POUCO MAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Uso do aplicativo – CASTBOX – com podcast sobre os temas estudados em sala de aula;

Vídeo: GÊNEROS LITERÀRIOS

Pluralidade Cultural;
Ética.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
VALORES
A avaliação será feita de forma contínua durante as aulas de  Língua Portuguesa em cada turma, por meio de observação do aluno para percepção da eficiência do método utilizado pelo professor e também para medir o nível de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, a avaliação será quantitativa e qualitativa.

Avaliação 1 -  Quantitativa de Aprendizagem: Prova Objetiva (0-10);
Avaliação 2 - Quantitativa de Aprendizagem: Redação (0-10);
Avaliação 3 - Qualitativa – (avaliação interdimensional) (0-10).

    
Responsabilidade;
Solidariedade;
Respeito.

    
    
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    
Produzir textos orais e escritos considerando os elementos da situação discursiva (interlocutores, objetivo comunicativo, especificidades do gênero, canais de transmissão);

Diferenciar texto literário de texto não literário;

Conhecer os gêneros literários: Épico, Dramático e Lírico.

Diferenciar os gêneros literários: Épico, Dramático e Lírico.

Ler e interpretar gêneros jornalísticos: entrevista e notícia.

Entender os sentidos de denotação e conotação.

Reconhecer as especificidades do texto literário;
                                                                
Estabelecer relações entre o texto literário e o contexto social e político de sua produção;

Produzir textos a partir da proposição de um tema;

Ler e apreciar textos literários de diversos gêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário