GUIAS DE APRENDIZAGEM 1º ANO

GUIAS DE APRENDIZAGEM 3º ANO

Olá, protagonistas!
Bem-vindos ao ano letivo de 2020!


GUIA DE APRENDIZAGEM – 3º ANO DO ENSINO MÉDIO – CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO- 2020
Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo
    
PROFESSOR
DISCIPLINA
CURSO TÉCNICO
BIMESTRE - MÊS
Daniele Pereira dos Santos
Língua Portuguesa
Comércio
1º Bimestre  Fevereiro
    
JUSTIFICATIVA DA UNIDADE
Esta unidade apresenta temáticas voltadas aos estudos de Literatura, Gramática e Produção Textual de maneira contextualizada, com o intuito de ampliar o domínio ativo do discurso nas diferentes situações comunicativas. Em Literatura, nos estudos sobre o Modernismo e as Manifestações do moderno, a intenção é estabelecer relações entre o texto, o seu contexto de produção e circulação. No que concerne a Linguagem, os estudos Morfossintáticos priorizam as análises na estrutura interna dos enunciados, focalizando as relações sintáticas entre seus componentes, a fim de compreender a ordem e a relação entre as palavras observando os efeitos de sentido. Por meio da leitura analítica será trabalhado o conto psicológico com ênfase na análise textual, temática e interpretativa.
    

Conhecer os principais traços de estilo e compreender a importância da obra de Olavo Bilac e Cruz e Sousa.
Refletir sobre os contextos histórico, cultural e literário do Pré-Modernismo e compreendê-lo como um momento de transição.
Compreender o diálogo da poesia de Augusto dos Anjos com o contexto literário de seu tempo e a novidade que representou.
Conhecer informações introdutórias sobre estéticas como Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo compreendendo que a literatura dialoga com as demais linguagens artísticas.
Apropriar-se do conceito de gramaticalidade.
Relacionar a ordem das palavras nos enunciados às mudanças de sentido ou a criação de expressividade.
Apropriar-se dos conceitos de frase, oração e período.
Assimilar os conceitos de frase declarativa, interrogativa, imperativa e exclamativa.
Relacionar a situação de produção do conto psicológico ao recente desenvolvimento da psicologia.
Identificar os procedimentos linguísticos e literários de construção do conto psicológico, como duplicidade narrativa, conflito psicológico, tempo subjetivo e participação do leitor.
Compreender o conflito psicológico como estranhamento do sujeito em relação ao mundo que o cerca.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES + CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I. Literatura- Pré-Modernismo; Manifestações do Moderno
Conteúdo:
ü  Belle Éporque tropical: apoteose do racionalismo e crítica ao materialismo- Parnasianismo:  Arte pela arte; Simbolismo: a arte da sugestão. Expoentes: Olavo Bilac e Cruz e Sousa.
ü  Pré- Modernismo- Retratos do Brasil: Investigação da formação do povo e da cultura e novas formas de expressão.
ü  Vanguardas europeias- dialogo do moderno: Características do cubismo, Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo
ü  Modernismo em Portugal- Características.
Competências Técnica
Habilidades Técnica
Competências BNCC
Habilidades BNCC


 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 2 Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.

 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4
Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.
  (EM13LGG201) Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

(EM13LGG202) Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.

(EM13LGG203) Analisar os diálogos e conflitos entre diversidades e os processos de disputa por
legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).

(EM13LGG401) Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.




II. Língua e Linguagem- Introdução à Sintaxe
Conteúdo:
ü  Gramaticalidade
ü  Frase, oração e período
ü  Termos essenciais da oração (Sujeito e predicado; Tipos de sujeito; tipos de Predicado)
Competências Técnica
Habilidades Técnica
Competências BNCC
Habilidades BNCC


 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.






 (EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.

(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

(EM13LGG105) Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.




III. Produção Textual
ü  Conteúdo: Conto Psicológico
ü  Discurso de orador de formatura
ü  Texto dissertativo-argumentativo

Competências Técnica
Habilidades Técnica
Competências BNCC
Habilidades BNCC


COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3
Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.











(EM13LGG301) Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.

(EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.

(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.

(EM13LGG304) Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.

(EM13LGG305) Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios 




ATIVIDADES PRÉVIAS
FONTES E REFERÊNCIAS
Roda de conversa- com tema: Século XIX no Brasil, repertório cultural e produção.

Dinâmica- Parnasianismo ou Simbolismo?
Cada grupo escolherá um participante para retirar um papel da caixa, que contém características do Parnasianismo e Simbolismo, dessa forma, o estudante se reúne com a equipe para relacionar a característica retirada ao movimento literário correto.

Texto; Trecho do conto Feliz Aniversário, de Clarice Lispector
(Texto base para inferir as características do gênero conto psicológico)

Vídeo- VANGUARDAS EUROPEIAS

Aluno:
ABAURRE, M. M.; ABAURRE, M. B. M.; PONTARA, M. Português: Contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008.
ORMUNDO, Wilton. SINISCALCHI, Cristiane. Se Liga na Língua: Literatura, produção de texto e Linguagem. 3. ed. São Paulo. Moderna. 2016.
BARRETO, Ricardo Gonçalves Ser Protagonista, 3 ed. São Paulo. Andressa Munique Paiva. 2016
Vídeo- VANGUARDAS EUROPEIAS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U1xRLJIRRnM
Documentário- Semana da Arte Moderna. Disponível em:


Professor:
 ABAURRE, M. M.; ABAURRE, M. B. M.; PONTARA, M. Português: Contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008.
ORMUNDO, Wilton. SINISCALCHI, Cristiane. Se Liga na Língua: Literatura, produção de texto e Linguagem. 3. ed. São Paulo. Moderna. 2016.
BARRETO, Ricardo Gonçalves Ser Protagonista, 3 ed. São Paulo. Andressa Munique Paiva. 2016
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

__________. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica.  Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

_________. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica.  Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

ATIVIDADES AUTODIDÁTICAS
ATIVIDADES DIDÁTICO-COOPERATIVAS
- Exibição de vídeos;
- Leitura;
- Estudo dirigido;
- Elaboração de mapa conceitual;
- Produção de texto;
- Elaboração e resolução de exercícios;

- Leitura compartilhada;
- Pesquisas em grupo;
- Roda de conversa;
- Monitoria;
- Seminários

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TEMAS TRANSVERSAIS
Acesso ao blog: UM POUCO MAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Uso do aplicativo – CASTBOX – com podcast sobre os temas estudados em sala de aula;
Vídeo Vanguardas Europeias.
Simulado sobre Pré-Modernismo.
Quiz Sobre Introdução à Sintaxe.






- Ética
- Pluralidade Cultural


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
VALORES
 A avaliação acontecerá de forma contínua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala. Dessa forma, a avaliação será quantitativa e qualitativa.

1 - Avaliação escrita objetiva; (0-10);
2 - Avaliação escrita dissertativa; (0-10);
3- Qualitativa (0-10): Participação - Inter-relação, respeito mútuo, interesse, comprometimento e atenção aos temas discutidos nas aulas; estudos de recuperação; formulação e/ou respostas a questionamentos orais; cumprimento das atividades individuais e em grupo, internas e externas à sala de aula.


-Solidariedade;
- Respeito;
- Responsabilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir sobre os contextos histórico, cultural e literário do Parnasianismo e do Simbolismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário