GUIAS DE APRENDIZAGEM 1º ANO

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Correção da Avaliação Semanal de Língua Portuguesa 1º ano 03/09/2019


Língua Portuguesa
Conteúdo da prova: Movimento barroco: contexto histórico e produção literária. Figuras de linguagem.


1. (Habilidade 01. L.P. Interpretar com base no texto.) (Enem-2014)

Quando Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.
Páscoa de flores, dia de alegria
Àquele Povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.
Pois mandado pela alta Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.
Quem pode ser senão um verdadeiro Deus,
que veio estirpar desta cidade
O Faraó do povo brasileiro.

DAMASCENO, D. (Org.). Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: Globo, 2006.

Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por

a) visão cética sobre as relações sociais.
b) preocupação com a identidade brasileira.
c) reflexão sobre os dogmas do cristianismo.
d) crítica velada à forma de governo vigente. e) questionamento das práticas pagãs na Bahia.

2. (Habilidade 10. L.P. Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia, onomatopeia...) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.)  Metáfora é uma figura de linguagem que consiste no uso de uma palavra ou expressão com o sentido de outra com a qual é possível estabelecer uma relação de analogia. A alternativa que traz uma metáfora é

a) “O Povo Hebreu amado, e esclarecido”.
b) “O Faraó do povo brasileiro.”
c) “Nos livrou de tão vil calamidade”.
d) “Quem pode ser senão um verdadeiro Deus”
e) “Àquele Povo foi tão afligido”

3. (Habilidade 06. L.P. Reconhecer no texto o valor expressivo e o efeito de sentido de recursos linguísticos.) 

“Em tristes sombras morre a formosura, em contínuas tristezas a alegria”

Nos versos citados acima, Gregório de Matos empregou uma figura de linguagem que consiste em aproximar termos de significados opostos, como “tristezas” e “alegria”. O nome desta figura de linguagem é:
a) metáfora
b) aliteração
c) eufemismo
d) sinédoque
e) antítese

4. (Habilidade 06. L.P. Reconhecer no texto o valor expressivo e o efeito de sentido de recursos linguísticos.)

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Lua se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.
Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
(Gregório de Matos)

Sobre as características barrocas desse soneto, considere as afirmações a seguir:
I. Há nele um jogo simétrico de contrastes, expresso por pares antagônicos como Sol/Lua, dia/noite, luz/sombra, tristeza/alegria, etc., que compõe a figura da antítese.
II. Este é um soneto oitocentista, que cumpre os padrões da forma fixa, quais sejam, rimas ricas, interpoladas nas quadras ("A-B-A-B") e alternadas nos tercetos ("A-B-B-A").
III. O tema do eterno combate entre elementos mundanos e forças sagradas é indicado ali, por "ignorância do mundo" e "qualquer dos bens", por um lado, e por "constância", "alegria" e "firmeza", de outro.
A respeito de tais afirmações, deve-se dizer que:

a) somente III está correta.
b) somente II está correta.
c) somente I está correta. d) somente I e III estão corretas.
e) todas estão corretas.

5. (Habilidade 02. L.P. Reconhecer a unidade temática do texto.) Relacione este trecho ao seu respectivo estilo, de acordo com as informações contidas nas alternativas a seguir:

Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,
Te lembra hoje Deus por sua igreja;
De pó te fez espelho, em que se veja
A vil matéria, de que quis formar-te.

a) BARROCO: O homem barroco é angustiado, vive entre religiosidade e paganismo, espírito e matéria, perdão e pecado. As obras refletem tal dualismo, permeado pela instabilidade das coisas.
b) ARCADISMO: Em oposição ao Barroco, esse estilo procura atingir o ideal de simplicidade. Os árcades buscam na natureza o ideal de uma vida simples, bucólica, pastoril.
c) ROMANTISMO: A arte romântica valoriza o folclórico, o nacional, que se manifesta pela exaltação da natureza pátria, pelo retorno ao passado histórico e pela criação do herói nacional.
d) PARNASIANISMO: A poesia é descritiva, com exatidão e economia de imagens e metáforas.
e) MODERNISMO: Original e polêmico, o nacionalismo nele se manifesta pela busca de uma língua brasileira e informal, pelas paródias e pela valorização do índio verdadeiramente brasileiro.

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER AS QUESTÕES 6, 7 e 8.

O Barroco brasileiro

            Foi na virada do século XVI que o Barroco chegou ao Brasil, posto que foi trazido pelos religiosos católicos. Com os jesuítas esse estilo se espalhou primeiramente pela Bahia, com destaque para os templos.
            Depois o Barroco foi para Minas Gerais, onde o representante de maior destaque foi Aleijadinho (1738-1814). Suas obras de arte estão espalhadas por diversas igrejas mineiras, posto que ele criou uma identidade própria barroca.
            Na literatura se destacaram vários escritores de renome, donde citamos Gregório de Matos e Bento Teixeira. Mas é primordial citar igualmente Manuel Botelho de Oliveira e os freis Vicente de Salvador e Manuel da Santa Maria de Itaparica.

6. (Habilidade 01. L.P. Interpretar com base no texto.) Ao Barroco brasileiro pertencem:

a) Camões e Gil Vicente.
b) Bento Teixeira Vieira e Gregório de Matos. c) Sóror Mariana Alcoforado e Gregório de Matos.
d) Gandavo e Camões.
e) Gil Vicente e Manoel B. Oliveira.

7. (Habilidade 01. L.P. Interpretar com base no texto.) A exaltação da forma, o culto à linguagem permeada por metáforas, conflito entre o humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma religiosidade medieval são características do

a) Classicismo.
b) Arcadismo.
c) Romantismo.
d) Barroco.
e) Condoreirismo.

8. (Habilidade 06. L.P. Reconhecer no texto o valor expressivo e o efeito de sentido de recursos linguísticos.)  Assinale a questão cujo trecho apresenta características próprias do Barroco no Brasil:
a) “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado, Da vossa alta clemência me despido; Porque quanto mais tenho delinquido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto pecado, A abrandar-vos sobeja um só gemido: Que a mesma culpa, que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado.”
b) “Alma minha gentil, que te partiste/Tão cedo desta vida, descontente,/Repousa lá no Céu eternamente,/E viva eu cá na terra sempre triste./Se lá no assento etéreo, onde subiste,/Memória desta sida se consente,/Não te esqueças daquele amor ardente/Que já nos ollhos meus tão puro viste.”
c) “Última flor do Lácio, inculta e bela,/És, a um tempo, esplendor e sepultura;/Ouro nativo, que, na ganga impura,/A bruta mina entre cascalhos vela.”
d) “Parece até que sobre a fronte angélica/Um anjo lhe depôs coroa e nimbo.../Formosa a vejo assim entre meus sonhos/Mais bela no vapor do meu cachimbo.”
e) “Lá na úmida senzala,/Sentado na estreita sala,/Junto ao braseiro, no chão,/Entoa o escravo o seu canto,/E ao cantar correm-lhe em pranto/Saudades do seu torrão.”

9. (Habilidade 10. L.P. Identificar recursos semânticos expressivos antítese, personificação, metáfora, metonímia, onomatopeia...).
(USF-SP) Leia estes versos:

“As ondas amarguradas
Encostam a cabeça nas pedras do cais.
Até as ondas possuem
Uma pedra para descansar a cabeça.
Eu na verdade possuo
Todas as pedras que há no mundo,
Mas não descanso”.
(Murilo Mendes)

A figura de linguagem que ocorre nos versos 5 e 6 é:
a) metáfora
b) sinédoque
c) hipérbole 

d) aliteração
e) anáfora

10. (Habilidade 10. L.P. Identificar recursos semânticos expressivos antítese, personificação, metáfora, metonímia, onomatopeia...). No trecho:

“…dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada:

a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese

11. (Habilidade 10. L.P. Identificar recursos semânticos expressivos antítese, personificação, metáfora, metonímia, onomatopeia...).  Nos versos:

“Bomba atômica que aterra
Pomba atônita da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”
A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado:
a) hiperbibasmo
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora

12. (Habilidade 10. L.P. Identificar recursos semânticos expressivos antítese, personificação, metáfora, metonímia, onomatopeia...). 

"Muito bom aquele encanador. Colocou em nossa casa vários canos furados.".
Esta frase trata-se de qual tipo de figura de linguagem?
a) Metonímia
b) Ironia
c) Indireta
d) Antítese
e) Paradoxo

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