GUIAS DE APRENDIZAGEM 1º ANO

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020


(3ª Série) Sobre a Gramática


          A Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios, tais como:
- Exemplo de bons escritores;
- Lógica;
- Tradição;
- Bom senso.
            Em se tratando de Gramática, tem-se como matéria-prima um sistema de normas, o qual dá estrutura à língua. Tais normas definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta. Assim, para falar e escrever corretamente, é preciso estudar a Gramática. Por ser um organismo vivo, a língua está sempre evoluindo, o que muitas vezes resulta num distanciamento entre o que se usa efetivamente e o que fixam as normas. Isso não justifica, porém, o descaso com a Gramática. Imprecisa ou não, existe uma norma culta, a qual deve ser conhecida e aplicada por todos.
Quem desconhece a norma culta acaba tendo acesso limitado às obras literárias, artigos de jornal, discursos políticos, obras teóricas e científicas, enfim, a todo um patrimônio cultural acumulado durante séculos pela humanidade.


Tipos de Gramática

1. Gramática Normativa

É aquela que busca a padronização da língua, estabelecendo as normas do falar e escrever corretamente. Costuma ser utilizada em sala de aula e em livros didáticos. É também o tipo adotado no Só Português.
2. Gramática Descritiva
Ocupa-se da descrição dos fatos da língua, com o objetivo de investigá-los e não de estabelecer o que é certo ou errado. Enfatiza o uso oral da língua e suas variações.

3. Gramática Histórica
Estuda a origem e a evolução histórica de uma língua.

4. Gramática Comparativa
Dedica-se ao estudo comparado de uma família de línguas. O Português, por exemplo, faz parte da Gramática Comparativa das línguas românicas.

Divisão da Gramática

Sabe-se que a língua é um sistema tríplice: compreende um sistema de formas (mórfico), um sistema de frases (sintático) e um sistema de sons (fônico). Por essa razão, a Gramática tradicionalmente divide-se em:
Morfologia - abrange o sistema mórfico.
Sintaxe - enfoca o sistema sintático.
Fonologia/Fonética - focaliza o sistema fônico.

Observação:

Alguns gramáticos incluem nessa visão uma quarta parte, a Semântica, que se ocupa dos significados dos componentes de uma língua.

Agora é a sua vez!



Sobre o poema “Pronominais”, Oswald de Andrade Responda:

01- Qual é a principal crítica apresentada pelo autor?

02- O poeta faz uma oposição entre o que “Diz a gramática / Do professor e do aluno / E do mulato sabido” e o que “o bom negro e o bom branco / Da Nação Brasileira / Dizem todos os dias”. Linguisticamente, o que ele quer mostrar?




































27 comentários:

  1. 1: É a forma como as pessoas falam informal
    2 : Que na gramática escreve e se fala de uma forma e no dia a dia as pessoas falam de uma forma não tão gramatical assim, informalmente. Marinna Nascimento 3 SER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Marinna. Em sala abordaremos a Gramaticalidade e ficará claro para você que o texto critica a gramática normativa (norma culta).

      Excluir
  2. Aluna: Mariana Nascimento 3° "A" SER.
    1- A principal crítica é referente a discriminação racial.
    2- Quer mostrar a realidade, onde tem pessoas que ainda distingam-as pela cor da pele e não pelo seu conhecimento pode-se dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, devemos ter cuidado ao ler o texto e entender se o comando da questão é interpretação ou compreensão. Nesse caso, você inferiu seus conhecimentos de mundo e foi além do texto, pois cometeu extrapolação. Como o próprio nome já diz, é exceder os limites do texto. No bom popular, minha cara, você colocou palavras na boca do autor. Em sala abordaremos melhor. Até lá.

      Excluir
  3. 01-Crítica a norma de como as pessoas falam informalmente.
    02-A diferença entre a norma padrão na qual exige na gramática e a informal que é aquela expressada diariamente que é a popular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela observação entre a norma padrão e linguagem coloquial. Em sala abordaremos a Gramaticalidade e você entenderá a crítica que o autor fez.

      Excluir
  4. Aluno:Clistênnes Soares 3°"A" S.E.R
    1- Critica a maneira na qual as pessoas costumam falar de modo não formal constantemente e diariamente.
    2- Que diferentemente da gramática constantemente falamos de maneira informal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clistênnes! Pelo contrário meu caro, o autor valoriza em seus versos a fala popular, a do “bom falante”.

      Excluir
  5. Aluna:Layane de Oliveira 3°ano S.E.R

    1° O autor crítica a diferença da liguagem falada e escrita, o modo que falamos errado no nosso cotidiano.

    2° Ele ressalta que mesmo com tantos ensinamentos, a sociedade insiste em falar informalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lay, No nosso cotidiano falamos informalmente e não há nenhum erro. Quando o emissor (falante) direciona a mensagem ao receptor (aquele que recebe e escuta o que foi dito) e este compreendeu a mensagem não há erro, certo? Contudo, devemos saber que a adequação linguística se faz necessária. No texto dissertativo, por exemplo devemos fugir da informalidade, pois nos permite apenas a norma padrão. O que quero dizer é que se houve entendimento/compreensão na fala, não há erro, mas na escrita devemos ficar atentos.

      Excluir
  6. Fiquei coçando os dedos aqui para responder, pois adoro a proposta do Modernismo. Afinal, sou da sociolinguística. Mas não farei nenhum comentário crítico sobre o poema, embora quisesse. Boa discussão, pessoal!

    Nilson Rutizat

    ResponderExcluir
  7. Aluno: Francisco Rodrigo

    (1) Crítica a maneira informal das pessoas falarem.

    (2) Mesmo com o ensinamento corretamente o povo Brasileiro insiste na maneira informal de falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, ansiosa para conversamos em sala. O que é correto e o que é errado?

      Excluir
  8. 1- A crítica apresentada pelo autor é: a forma de falar de cada pessoa. Na qual é apresentada no poema, uma fala formal e outra informal.
    2- Ele quis mostrar a realidade do povo brasileiro, assim como a educação, por as pessoas não falarem do modo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluna: Lauremilia Figueiredo Dantas.
      3° "A" comércio.

      Excluir
    2. Oi, Laura em sala abordaremos a Gramaticalidade e ficará claro para você que o texto critica a gramática normativa (norma culta).

      Excluir
  9. 1-Critica a linguagem informal usada pelas pessoas.
    2-Nos mostra que, na gramática escreve totalmente diferente de como falamos.
    Aluna:Maria Eduarda Mendes Vieira
    3° "A" Comércio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Eduarda em sala abordaremos a Gramaticalidade e ficará claro para você que o texto critica a norma culta.Realmente, a gramática nos apresenta um conjunto de regras que devemos seguir.

      Excluir
  10. ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA ESTADUAL CHIQUINHO CARTAXO

    Aluno (a): Kaio Henrique Oliveira de Sousa
    3°A Sistema de Energia Renovável

    1º A critica principal e forma que o mundo atual mais utiliza no caso a linguagem coloquial, deixando de usar a linguagem culta. Alem de mostra a diferença das coisas que falamos para que escrevemos.

    2º Independente da cor de pele, do género ou religiosidade. Todo dia a dia os jovens brasileiros preferem falar de forma informal do que forma formal. Pois a informalidade não e preciso de um esforço total da gramática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaio! o autor valoriza em seus versos a fala popular, a do “bom falante” ele apresenta sim, a utilização da norma culta e o contraste com a coloquialidade.

      Excluir
  11. 1- Ele crítica a linguagens informal que usamos.

    2- Mostra que escrevemos diferente de como falamos

    Joyce Cibelly Patricio Abrantes

    ResponderExcluir
  12. Em sala abordaremos a Gramaticalidade e você entenderá a crítica que o autor fez com relação ao poema.

    ResponderExcluir
  13. Antes de tudo, é interessante observar a divergência com outras escolas literárias, dessa forma a perfeição da forma acaba ficando de lado. Percebe que esse é o tipo de literatura mais acessível, onde se entende a finalidade desde o leigo ao doutor.
    Claramente, percebe-se uma crítica quanto a maneira de falar.

    ResponderExcluir
  14. 1º- Ele ressalta a forma como falamos informalmente no nosso cotidiano, e até mesmo na linguagem como ele expõe no último verso.
    2º- O autor crítica a maneira que falamos informalmente, comparando até mesmo com o professor.

    Layza Abrantes 3º “A” S.E.R

    ResponderExcluir
  15. O autor usa um exemplo típico do cotidiano brasileiro para fazer uma aproximação da linguagem falada e escrita. Também é visto que existe sim uma grande variação linguística porém quando escrevemos devemos utilizar a linguagem gramaticalmente correta.

    Ana Beatriz
    3°"A" S.E.R

    ResponderExcluir
  16. Eric Alves
    3° S.E.R

    1- Ele critica a forma de como as pessoas falam informalmente no cotidiano, diferentemente na formalidade gramatical.

    ResponderExcluir