(3ª Série) Sobre a Gramática
A Gramática tem como finalidade
orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de
fala baseado em diversos critérios, tais como:
- Exemplo de bons escritores;
- Lógica;
- Tradição;
- Bom senso.
Em se tratando de Gramática, tem-se
como matéria-prima um sistema de normas, o qual dá estrutura à língua. Tais
normas definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta.
Assim, para falar e escrever corretamente, é preciso estudar a Gramática. Por ser um organismo vivo, a língua
está sempre evoluindo, o que muitas vezes resulta num distanciamento entre o
que se usa efetivamente e o que fixam as normas. Isso não justifica, porém, o
descaso com a Gramática. Imprecisa ou não, existe uma norma culta, a qual deve
ser conhecida e aplicada por todos.
Quem desconhece a norma culta acaba
tendo acesso limitado às obras literárias, artigos de jornal, discursos
políticos, obras teóricas e científicas, enfim, a todo um patrimônio cultural
acumulado durante séculos pela humanidade.
Tipos de Gramática
1. Gramática
Normativa
É aquela que busca a padronização da
língua, estabelecendo as normas do falar e escrever corretamente. Costuma ser
utilizada em sala de aula e em livros didáticos. É também o tipo adotado
no Só Português.
2. Gramática
Descritiva
Ocupa-se da descrição dos fatos da
língua, com o objetivo de investigá-los e não de estabelecer o que é certo ou
errado. Enfatiza o uso oral da língua e suas variações.
3. Gramática
Histórica
Estuda a origem e a evolução histórica
de uma língua.
4. Gramática
Comparativa
Dedica-se ao estudo comparado de uma
família de línguas. O Português, por exemplo, faz parte da Gramática
Comparativa das línguas românicas.
Divisão da Gramática
Sabe-se que a língua é um sistema
tríplice: compreende um sistema de formas (mórfico), um sistema de frases
(sintático) e um sistema de sons (fônico). Por essa razão, a Gramática
tradicionalmente divide-se em:
Morfologia - abrange o
sistema mórfico.
Sintaxe - enfoca o
sistema sintático.
Fonologia/Fonética - focaliza o
sistema fônico.
Observação:
Alguns gramáticos incluem nessa visão uma quarta parte, a Semântica, que se ocupa dos significados dos componentes de uma língua.
Agora é a sua vez!
Sobre o poema “Pronominais”, Oswald de Andrade Responda:
01- Qual é a principal crítica apresentada pelo autor?
02- O poeta faz uma oposição entre o que “Diz a gramática / Do professor e do aluno / E do mulato sabido” e o que “o bom negro e o bom branco / Da Nação Brasileira / Dizem todos os dias”. Linguisticamente, o que ele quer mostrar?
01- Qual é a principal crítica apresentada pelo autor?
02- O poeta faz uma oposição entre o que “Diz a gramática / Do professor e do aluno / E do mulato sabido” e o que “o bom negro e o bom branco / Da Nação Brasileira / Dizem todos os dias”. Linguisticamente, o que ele quer mostrar?
1: É a forma como as pessoas falam informal
ResponderExcluir2 : Que na gramática escreve e se fala de uma forma e no dia a dia as pessoas falam de uma forma não tão gramatical assim, informalmente. Marinna Nascimento 3 SER
Muito bem, Marinna. Em sala abordaremos a Gramaticalidade e ficará claro para você que o texto critica a gramática normativa (norma culta).
ExcluirAluna: Mariana Nascimento 3° "A" SER.
ResponderExcluir1- A principal crítica é referente a discriminação racial.
2- Quer mostrar a realidade, onde tem pessoas que ainda distingam-as pela cor da pele e não pelo seu conhecimento pode-se dizer.
Mariana, devemos ter cuidado ao ler o texto e entender se o comando da questão é interpretação ou compreensão. Nesse caso, você inferiu seus conhecimentos de mundo e foi além do texto, pois cometeu extrapolação. Como o próprio nome já diz, é exceder os limites do texto. No bom popular, minha cara, você colocou palavras na boca do autor. Em sala abordaremos melhor. Até lá.
Excluir01-Crítica a norma de como as pessoas falam informalmente.
ResponderExcluir02-A diferença entre a norma padrão na qual exige na gramática e a informal que é aquela expressada diariamente que é a popular.
Parabéns pela observação entre a norma padrão e linguagem coloquial. Em sala abordaremos a Gramaticalidade e você entenderá a crítica que o autor fez.
ExcluirAluno:Clistênnes Soares 3°"A" S.E.R
ResponderExcluir1- Critica a maneira na qual as pessoas costumam falar de modo não formal constantemente e diariamente.
2- Que diferentemente da gramática constantemente falamos de maneira informal.
Oi Clistênnes! Pelo contrário meu caro, o autor valoriza em seus versos a fala popular, a do “bom falante”.
ExcluirAluna:Layane de Oliveira 3°ano S.E.R
ResponderExcluir1° O autor crítica a diferença da liguagem falada e escrita, o modo que falamos errado no nosso cotidiano.
2° Ele ressalta que mesmo com tantos ensinamentos, a sociedade insiste em falar informalmente.
Oi Lay, No nosso cotidiano falamos informalmente e não há nenhum erro. Quando o emissor (falante) direciona a mensagem ao receptor (aquele que recebe e escuta o que foi dito) e este compreendeu a mensagem não há erro, certo? Contudo, devemos saber que a adequação linguística se faz necessária. No texto dissertativo, por exemplo devemos fugir da informalidade, pois nos permite apenas a norma padrão. O que quero dizer é que se houve entendimento/compreensão na fala, não há erro, mas na escrita devemos ficar atentos.
ExcluirFiquei coçando os dedos aqui para responder, pois adoro a proposta do Modernismo. Afinal, sou da sociolinguística. Mas não farei nenhum comentário crítico sobre o poema, embora quisesse. Boa discussão, pessoal!
ResponderExcluirNilson Rutizat
Fique a vontade, caro Nilson! Participe da discussão.
ExcluirAluno: Francisco Rodrigo
ResponderExcluir(1) Crítica a maneira informal das pessoas falarem.
(2) Mesmo com o ensinamento corretamente o povo Brasileiro insiste na maneira informal de falar.
Olá Rodrigo, ansiosa para conversamos em sala. O que é correto e o que é errado?
Excluir1- A crítica apresentada pelo autor é: a forma de falar de cada pessoa. Na qual é apresentada no poema, uma fala formal e outra informal.
ResponderExcluir2- Ele quis mostrar a realidade do povo brasileiro, assim como a educação, por as pessoas não falarem do modo certo.
Aluna: Lauremilia Figueiredo Dantas.
Excluir3° "A" comércio.
Oi, Laura em sala abordaremos a Gramaticalidade e ficará claro para você que o texto critica a gramática normativa (norma culta).
Excluir1-Critica a linguagem informal usada pelas pessoas.
ResponderExcluir2-Nos mostra que, na gramática escreve totalmente diferente de como falamos.
Aluna:Maria Eduarda Mendes Vieira
3° "A" Comércio
olá, Eduarda em sala abordaremos a Gramaticalidade e ficará claro para você que o texto critica a norma culta.Realmente, a gramática nos apresenta um conjunto de regras que devemos seguir.
ExcluirESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA ESTADUAL CHIQUINHO CARTAXO
ResponderExcluirAluno (a): Kaio Henrique Oliveira de Sousa
3°A Sistema de Energia Renovável
1º A critica principal e forma que o mundo atual mais utiliza no caso a linguagem coloquial, deixando de usar a linguagem culta. Alem de mostra a diferença das coisas que falamos para que escrevemos.
2º Independente da cor de pele, do género ou religiosidade. Todo dia a dia os jovens brasileiros preferem falar de forma informal do que forma formal. Pois a informalidade não e preciso de um esforço total da gramática.
Oi Kaio! o autor valoriza em seus versos a fala popular, a do “bom falante” ele apresenta sim, a utilização da norma culta e o contraste com a coloquialidade.
Excluir1- Ele crítica a linguagens informal que usamos.
ResponderExcluir2- Mostra que escrevemos diferente de como falamos
Joyce Cibelly Patricio Abrantes
Em sala abordaremos a Gramaticalidade e você entenderá a crítica que o autor fez com relação ao poema.
ResponderExcluirAntes de tudo, é interessante observar a divergência com outras escolas literárias, dessa forma a perfeição da forma acaba ficando de lado. Percebe que esse é o tipo de literatura mais acessível, onde se entende a finalidade desde o leigo ao doutor.
ResponderExcluirClaramente, percebe-se uma crítica quanto a maneira de falar.
1º- Ele ressalta a forma como falamos informalmente no nosso cotidiano, e até mesmo na linguagem como ele expõe no último verso.
ResponderExcluir2º- O autor crítica a maneira que falamos informalmente, comparando até mesmo com o professor.
Layza Abrantes 3º “A” S.E.R
O autor usa um exemplo típico do cotidiano brasileiro para fazer uma aproximação da linguagem falada e escrita. Também é visto que existe sim uma grande variação linguística porém quando escrevemos devemos utilizar a linguagem gramaticalmente correta.
ResponderExcluirAna Beatriz
3°"A" S.E.R
Eric Alves
ResponderExcluir3° S.E.R
1- Ele critica a forma de como as pessoas falam informalmente no cotidiano, diferentemente na formalidade gramatical.