Olá, protagonistas!
Bem-vindos ao ano letivo de 2020!
GUIA DE
APRENDIZAGEM – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO – CURSO COMÉRCIO - 2020
Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo |
|
PROFESSOR
|
DISCIPLINA
|
CURSO TÉCNICO
|
BIMESTRE - MÊS
|
Daniele Pereira dos Santos
|
Língua Portuguesa
|
Comércio
|
1º Bimestre - Fevereiro
|
JUSTIFICATIVA DA UNIDADE
|
Nesse bimestre estudaremos a história social do
Romantismo, conhecendo o contexto histórico do movimento e sua produção
literária. De forma contextualizada, estudaremos algumas obras produzidas
nesse período, com ênfase na poesia. No eixo de Língua e Linguagem,
estudaremos os substantivos e adjetivos para ampliar o conhecimento da
língua como prática social e seu uso em diferentes contextos de comunicação
oral e escrita. Presamos pela produção como meio efetivo de aprendizagem,
portanto, estudaremos e produziremos os gêneros artigo de opinião, texto
dissertativo-argumentativo, mesa redonda e seminário sobre os temas
estudados nesta unidade, de forma que haja reflexão acerca do que será
estudado em sala de aula.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES + CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
|||
I. LITERATURA -
HISTÓRIA SOCIAL DO ROMANTISMO
|
|||
Conteúdo:
ü Romantismo: do texto ao contexto
histórico; (Um movimento plural).
ü O Romantismo em Portugal
ü
O
Romantismo no Brasil: poesia
|
|||
Competências Técnica
|
Habilidades Técnica
|
Competências BNCC
|
Habilidades BNCC
|
2.
Compreender os processos indenitários, conflitos e relações de poder que
permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a
pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em
princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos
Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução
de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer
natureza.
|
(EM13LGG203) Analisar os diálogos e
conflitos entre diversidades e os processos de disputa por legitimidade nas
práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
(EM13LGG204) Dialogar e produzir entendimento mútuo,
nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse
comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e
nos Direitos Humanos.
|
||
II. LÍNGUA E LINGUAGEM
|
|||
Conteúdo:
ü Substantivos- Flexão: Gênero, Número e
Grau
ü Adjetivos- Flexão: Gênero, Número e Grau
|
|||
Competências Técnica
|
Habilidades Técnica
|
Competências BNCC
|
Habilidades BNCC
|
1. Compreender o funcionamento das diferentes
linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e
mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos
diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as
formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de
explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
|
(EM13LGG101) Compreender e
analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes
linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses
pessoais e coletivos.
(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de
interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas
diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação,
interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens,
para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas
semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
|
||
III.
PRODUÇÃO DE TEXTOS
|
|||
Conteúdo:
ü Artigo de Opinião
ü Anúncio Publicitário
ü Texto dissertativo-argumentativo
ü Mesa redonda e seminário
|
|||
Competências Técnica
|
Habilidades Técnica
|
Competências BNCC
|
Habilidades BNCC
|
3.
Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para
exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária,
defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos
Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito
local, regional e global.
4.
Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural,
social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo
suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias,
pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de
qualquer natureza.
|
(EM13LGG302) Posicionar-se
criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em
diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de
circulação.
(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância
social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular,
negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
(EM13LGG401) Analisar criticamente
textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno
(geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e
sensível aos contextos de uso.
(EM13LGG402) Empregar, nas
interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação
comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando
os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito
linguístico.
|
||
ATIVIDADES PRÉVIAS
|
|
FONTES E REFERÊNCIAS
|
|
Ponto de Partida - determinação dos horizontes de
expectativas.
Roda de conversa - percepção do conhecimento prévio dos
alunos.
Leitura do texto “Novos tempos, outras reflexões”
determinação de conhecimento prévio.
Leitura do texto “Romantismo: o domínio do “eu””
determinação de conhecimento prévio.
Leitura do texto “Como classificamos as palavras”
determinação de conhecimento prévio.
|
ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela Nogueira;
FADEL, Tatiana. Portumiês. Literatura.
Produção de texto. Editora Moderna. São Paulo: 2005;
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Tereza Cochar. Português: Linguagens. Vol. único.
Atua1 editora. São Paulo: 2003;
CEREJA, William Roberto. Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura.
Atual. São Paulo: 2005;
BECHARA, E. Moderna
gramática portuguesa. 37ª ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna,
2005.
FARACO, C.E. e MOURA, F.M. Gramática Nova. São Paulo: Editora Ática,1993.
ORMUNDO, Wilton. SINISCALCHI, Cristiane. Se Liga na Língua 2: Literatura,
produção de texto e Linguagem. 1. Ed. São Paulo. Moderna. 2016
Blog: UM POUCO
MAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA
5 MINUTOS SOBRE: POESIA ROMÂNTICA
|
||
ATIVIDADES
AUTODIDÁTICAS
|
ATIVIDADES
DIDÁTICO-COOPERATIVAS
|
||
Produção de textos dissertativo-argumentativos;
Leitura de textos literários em sala de aula e na
biblioteca;
Produção e apresentação de Seminários;
|
Atividades em grupos na sala de aula;
Debates e roda de conversa;
Seminários;
Mesa redonda.
|
||
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
|
TEMAS
TRANSVERSAIS
|
||
Acesso ao blog: UM POUCO MAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Uso do aplicativo – CASTBOX – com podcast sobre os temas
estudados em sala de aula;
5 MINUTOS SOBRE: POESIA ROMÂNTICA
|
Pluralidade Cultural;
Ética.
|
||
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
|
VALORES
|
||
A avaliação será feita de forma contínua durante as
aulas de Língua Portuguesa em cada turma, por meio de observação do aluno
para percepção da eficiência do método utilizado pelo professor e também
para medir o nível de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, a avaliação
será quantitativa e qualitativa.
Avaliação
1 -
Quantitativa de Aprendizagem: Prova Objetiva (0-10);
Avaliação
2 - Quantitativa de Aprendizagem:
Redação (0-5); Seminário (0-5);
Avaliação
3 - Qualitativa – (avaliação interdimensional)
(0-10);
Recuperação
- Quantitativa de Aprendizagem:
Redação sobre o tema do Seminário (0-10).
|
Responsabilidade;
Solidariedade;
Respeito.
|
||
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
|||
Produzir
textos orais e escritos considerando os elementos da situação discursiva
(interlocutores, objetivo comunicativo, especificidades do gênero, canais
de transmissão);
Conhecer
as características do movimento literário Romantismo;
Ler
e analisar a poesia romântica;
Estudar
e produzir os gêneros artigo de opinião, texto dissertativo-argumentativo, seminário
e mesa redonda;
Ler
e interpretar textos literários;
Conhecer
e diferenciar substantivos e adjetivos, utilizando-os em contextos de
leitura e produção de textos;
Reconhecer
as especificidades do texto literário produzido no contexto do Romantismo;
Estabelecer
relações entre o texto literário e o contexto social e político de sua
produção;
Produzir
textos a partir da proposição de um tema;
Ler
e apreciar textos literários de diversos gêneros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário