Olá, protagonistas!
Bem-vindos ao ano letivo de 2020!
GUIA DE APRENDIZAGEM – 3º ANO DO ENSINO MÉDIO – CURSO
TÉCNICO EM COMÉRCIO- 2020
Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo |
|
PROFESSOR
|
DISCIPLINA
|
CURSO TÉCNICO
|
BIMESTRE - MÊS
|
Daniele
Pereira dos Santos
|
Língua
Portuguesa
|
Comércio
|
1º
Bimestre Fevereiro
|
JUSTIFICATIVA DA UNIDADE
|
Esta unidade apresenta temáticas voltadas
aos estudos de Literatura, Gramática e Produção Textual de maneira
contextualizada, com o intuito de ampliar o domínio ativo do discurso nas
diferentes situações comunicativas. Em Literatura, nos estudos sobre o
Modernismo e as Manifestações do moderno, a intenção é estabelecer relações
entre o texto, o seu contexto de produção e circulação. No que concerne a
Linguagem, os estudos Morfossintáticos priorizam as análises na estrutura
interna dos enunciados, focalizando as relações sintáticas entre seus
componentes, a fim de compreender a ordem e a relação entre as palavras
observando os efeitos de sentido. Por meio da leitura analítica será
trabalhado o conto psicológico com ênfase na análise textual, temática e
interpretativa.
|
Conhecer os principais traços de estilo e compreender a
importância da obra de Olavo Bilac e Cruz e Sousa.
Refletir sobre os contextos histórico, cultural e literário
do Pré-Modernismo e compreendê-lo como um momento de transição.
Compreender o diálogo da poesia de Augusto dos Anjos com o
contexto literário de seu tempo e a novidade que representou.
Conhecer informações introdutórias sobre estéticas como
Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo compreendendo que a literatura
dialoga com as demais linguagens artísticas.
Apropriar-se do conceito de gramaticalidade.
Relacionar a ordem das palavras nos enunciados às mudanças
de sentido ou a criação de expressividade.
Apropriar-se dos conceitos de frase, oração e período.
Assimilar os conceitos de frase declarativa, interrogativa,
imperativa e exclamativa.
Relacionar a situação de produção do conto psicológico ao
recente desenvolvimento da psicologia.
Identificar os procedimentos linguísticos e literários de
construção do conto psicológico, como duplicidade narrativa, conflito
psicológico, tempo subjetivo e participação do leitor.
Compreender o conflito psicológico como estranhamento do
sujeito em relação ao mundo que o cerca.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES +
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
|||
I. Literatura- Pré-Modernismo;
Manifestações do Moderno
|
|||
Conteúdo:
ü Belle Éporque tropical: apoteose do racionalismo e
crítica ao materialismo- Parnasianismo:
Arte pela arte; Simbolismo: a arte da sugestão. Expoentes: Olavo
Bilac e Cruz e Sousa.
ü Pré- Modernismo- Retratos do Brasil: Investigação da
formação do povo e da cultura e novas formas de expressão.
ü Vanguardas europeias- dialogo do moderno:
Características do cubismo, Futurismo, Expressionismo, Dadaísmo e
Surrealismo
ü Modernismo em Portugal- Características.
|
|||
Competências Técnica
|
Habilidades Técnica
|
Competências BNCC
|
Habilidades BNCC
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA 2 Compreender os processos identitários, conflitos e relações de
poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as
diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com
base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos
Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de
qualquer natureza.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA
4
Compreender as línguas como fenômeno
(geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível
aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como
formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no
enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.
|
(EM13LGG202) Analisar interesses, relações
de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de
linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o
modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
(EM13LGG203) Analisar os diálogos e
conflitos entre diversidades e os processos de disputa por
legitimidade nas práticas de linguagem e
em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
(EM13LGG401) Analisar criticamente textos
de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político,
histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos
de uso.
|
||
II. Língua e Linguagem-
Introdução à Sintaxe
|
|||
Conteúdo:
ü Gramaticalidade
ü Frase, oração e período
ü Termos essenciais da oração (Sujeito e predicado; Tipos
de sujeito; tipos de Predicado)
|
|||
Competências Técnica
|
Habilidades Técnica
|
Competências BNCC
|
Habilidades BNCC
|
Compreender o funcionamento das diferentes
linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e
mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos
diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as
formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de
explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
|
(EM13LGG101)
Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas
diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de
interesses pessoais e coletivos.
(EM13LGG102)
Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias
presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas
possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na
realidade.
(EM13LGG103)
Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir
criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais,
sonoras, gestuais).
(EM13LGG105)
Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções
multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos
de participação e intervenção social.
|
||
III. Produção Textual
|
|||
ü Conteúdo: Conto Psicológico
ü Discurso de orador de formatura
ü Texto dissertativo-argumentativo
|
|||
Competências Técnica
|
Habilidades Técnica
|
Competências BNCC
|
Habilidades BNCC
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3
Utilizar diferentes linguagens
(artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e
colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma
crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
|
(EM13LGG301) Participar de processos de
produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas,
corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos,
para produzir sentidos em diferentes contextos.
(EM13LGG302) Posicionar-se criticamente
diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes
linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
(EM13LGG303) Debater questões polêmicas
de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular,
negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
(EM13LGG304) Formular propostas, intervir
e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local,
regional e global.
(EM13LGG305) Mapear e criar, por meio de
práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política,
artística e cultural para enfrentar desafios
|
||
ATIVIDADES PRÉVIAS
|
FONTES E REFERÊNCIAS
|
||
Roda de conversa- com tema: Século XIX no Brasil,
repertório cultural e produção.
Dinâmica- Parnasianismo ou
Simbolismo?
Cada grupo escolherá um
participante para retirar um papel da caixa, que contém características do
Parnasianismo e Simbolismo, dessa forma, o estudante se reúne com a equipe
para relacionar a característica retirada ao movimento literário correto.
Texto; Trecho do conto Feliz Aniversário, de Clarice
Lispector
(Texto base para inferir as
características do gênero conto psicológico)
Vídeo- VANGUARDAS EUROPEIAS
|
Aluno:
ABAURRE,
M. M.; ABAURRE, M. B. M.; PONTARA, M. Português:
Contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008.
ORMUNDO,
Wilton. SINISCALCHI, Cristiane. Se
Liga na Língua: Literatura, produção de texto e Linguagem. 3. ed. São
Paulo. Moderna. 2016.
BARRETO,
Ricardo Gonçalves Ser Protagonista,
3 ed. São Paulo. Andressa Munique Paiva. 2016
Documentário- Semana da Arte Moderna. Disponível em:
Professor:
ABAURRE, M. M.; ABAURRE, M. B. M.;
PONTARA, M. Português: Contexto,
interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008.
ORMUNDO,
Wilton. SINISCALCHI, Cristiane. Se
Liga na Língua: Literatura, produção de texto e Linguagem. 3. ed. São
Paulo. Moderna. 2016.
BARRETO,
Ricardo Gonçalves Ser Protagonista,
3 ed. São Paulo. Andressa Munique Paiva. 2016
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Linguagens, códigos e suas
tecnologias. Brasília: MEC, 2000.
__________.
Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros
Curriculares Nacionais + (PCN+) - Linguagens, códigos e suas
tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
_________.
Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Orientações
Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
|
||
ATIVIDADES AUTODIDÁTICAS
|
ATIVIDADES DIDÁTICO-COOPERATIVAS
|
||
- Exibição de vídeos;
- Leitura;
- Estudo dirigido;
- Elaboração de mapa conceitual;
- Produção de texto;
- Elaboração e resolução de exercícios;
|
- Leitura compartilhada;
- Pesquisas em grupo;
- Roda de conversa;
- Monitoria;
- Seminários
|
||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
TEMAS TRANSVERSAIS
|
||
Acesso ao blog: UM POUCO MAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Uso do aplicativo – CASTBOX – com podcast
sobre os temas estudados em sala de aula;
Vídeo Vanguardas Europeias.
Simulado sobre Pré-Modernismo.
Quiz Sobre Introdução à Sintaxe.
|
- Ética
-
Pluralidade Cultural
|
||
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
|
VALORES
|
||
A
avaliação acontecerá de forma contínua, verificando os resultados do
processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Através do conhecimento
diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala.
Dessa forma, a avaliação será quantitativa e qualitativa.
1 - Avaliação escrita objetiva; (0-10);
2 - Avaliação escrita dissertativa;
(0-10);
3- Qualitativa (0-10): Participação -
Inter-relação, respeito mútuo, interesse, comprometimento e atenção aos
temas discutidos nas aulas; estudos de recuperação; formulação e/ou
respostas a questionamentos orais; cumprimento das atividades individuais e
em grupo, internas e externas à sala de aula.
|
-Solidariedade;
- Respeito;
- Responsabilidade.
|
||
Refletir sobre os contextos
histórico, cultural e literário do Parnasianismo e do Simbolismo. |
|||
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário