Olá, protagonistas!
Bem-vindos ao ano letivo de 2020!
GUIA DE
APRENDIZAGEM – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO – CURSO COMÉRCIO - 2020
Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo |
|
PROFESSOR
|
DISCIPLINA
|
CURSO TÉCNICO
|
BIMESTRE - MÊS
|
Nilson de Sousa Rutizat
|
Língua Portuguesa
|
Comércio
|
1º Bimestre - Fevereiro
|
JUSTIFICATIVA DA UNIDADE
|
Esta unidade traz conteúdos de gêneros literários de
forma contextualizada para que o aluno, por meio da leitura e análise dos
textos, compreenda a diferença entre textos literários e não literários e
consiga entender e diferenciar os textos literários nos gêneros Épico,
Dramático e Lírico. De forma contextualizada, nesta unidade, são abordados
os conteúdos de linguagem e gramática. O aluno, por meio de atividades
sistematizadas, é levado a refletir acerca dos conhecimentos linguísticos e
sua aplicação em situações comunicativas de diferentes contextos, compreendendo
as especificidades da língua falada e escrita relacionando-as aos fatores
de comunicação. E a produção de texto leva em consideração a história em
quadrinho, o texto dissertativo-argumentativo e os gêneros jornalísticos,
entrevista e notícia, para que o aluno desenvolva textos nos mais
diferentes contextos de comunicação e em diferentes suportes.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES + CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
|||
I. TEXTO LITERÁRIO
|
|||
Conteúdo:
ü Gênero Épico: Narrativa da grandiosidade
ü Gênero Dramático: A arte da ação
ü Gênero
Lírico: Poema
ü A
literatura na Baixa Idade Média: Trovadorismo
|
|||
Competências Técnica
|
Habilidades Técnica
|
Competências BNCC
|
Habilidades BNCC
|
2.
Compreender os processos indenitários, conflitos e relações de poder que
permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a
pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em
princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos
Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução
de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer
natureza.
|
(EM13LGG203) Analisar os diálogos e
conflitos entre diversidades e os processos de disputa por legitimidade nas
práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).
(EM13LGG204) Dialogar e produzir entendimento mútuo,
nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse
comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e
nos Direitos Humanos.
|
||
II. LÍNGUA E LINGUAGEM
|
|||
Conteúdo:
ü Linguagem
e língua
ü Língua
falada e língua escrita
ü Fatores
envolvidos na comunicação
ü Os vários
sentidos de um texto
|
|||
Competências Técnica
|
Habilidades Técnica
|
Competências BNCC
|
Habilidades BNCC
|
1. Compreender o funcionamento das diferentes
linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e
mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos
diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as
formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de
explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
|
(EM13LGG101) Compreender e
analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes
linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses
pessoais e coletivos.
(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de
interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas
diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação,
interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens,
para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas
semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
|
||
III.
PRODUÇÃO DE TEXTOS
|
|||
Conteúdo:
ü História em quadrinhos: gênero que muitos
amam
ü Discurso jornalístico: entrevista: uma
conversa dirigida
ü Notícia: atualidades em foco
ü Texto dissertativo-argumentativo
|
|||
Competências Técnica
|
Habilidades Técnica
|
Competências BNCC
|
Habilidades BNCC
|
4. Compreender as línguas como fenômeno
(geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e
sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e
vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e
coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer
natureza.
|
(EM13LGG401) Analisar criticamente
textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno
(geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e
sensível aos contextos de uso.
(EM13LGG402) Empregar, nas interações
sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação
comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando
os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito
linguístico.
|
||
ATIVIDADES PRÉVIAS
|
|
FONTES E REFERÊNCIAS
|
|
Ponto de Partida - determinação dos horizontes de
expectativas.
Roda de conversa - percepção do conhecimento prévio dos
alunos.
Leitura do texto “Afinal, pra que serve a literatura?”
determinação de conhecimento prévio.
Leitura do texto “O domínio discursivo do lazer”
determinação de conhecimento prévio.
Leitura do texto “Carta aberta à mãe dos meus irmãos”
determinação de conhecimento prévio.
|
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza
Cochar. Português: linguagens,
1º ano: língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Atual, 2013.
ORMUNDO, Wilton. SINISCALCHI, Cristiane. Se Liga na Língua: Literatura,
produção de texto e Linguagem. 1. ed. São Paulo. Moderna. 2016.
ABREU-TARDELLI, L.
S.; CRISTOVAO, V. L. L. (Orgs.) O
ensino e aprendizagem de gêneros textuais. Textos de Anna Rachel
Machado e colaboradores.
Histórias em Quadrinhos
Blog: UM POUCO MAIS
DE LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNEROS LITERÀRIOS
|
||
ATIVIDADES
AUTODIDÁTICAS
|
ATIVIDADES
DIDÁTICO-COOPERATIVAS
|
||
Produção de textos dissertativo-argumentativos;
Leitura de textos literários em sala de aula e na
biblioteca;
Leitura e produção de histórias em quadrinhos.
|
Atividades em grupos na sala de aula;
Debates e roda de conversa;
Leitura compartilhada;
Grupos de estudo.
|
||
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
|
TEMAS
TRANSVERSAIS
|
||
Acesso ao blog: UM POUCO MAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Uso do aplicativo – CASTBOX – com podcast sobre os temas
estudados em sala de aula;
Vídeo: GÊNEROS LITERÀRIOS
|
Pluralidade Cultural;
Ética.
|
||
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
|
VALORES
|
||
A avaliação será feita de forma contínua durante as
aulas de Língua Portuguesa em cada
turma, por meio de observação do aluno para percepção da eficiência do
método utilizado pelo professor e também para medir o nível de aprendizagem
dos estudantes. Dessa forma, a avaliação será quantitativa e qualitativa.
Avaliação
1 -
Quantitativa de Aprendizagem: Prova Objetiva (0-10);
Avaliação
2 - Quantitativa de Aprendizagem:
Redação (0-10);
Avaliação
3 - Qualitativa – (avaliação interdimensional)
(0-10).
|
Responsabilidade;
Solidariedade;
Respeito.
|
||
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
|||
Produzir
textos orais e escritos considerando os elementos da situação discursiva
(interlocutores, objetivo comunicativo, especificidades do gênero, canais
de transmissão);
Diferenciar
texto literário de texto não literário;
Conhecer
os gêneros literários: Épico, Dramático e Lírico.
Diferenciar
os gêneros literários: Épico, Dramático e Lírico.
Ler
e interpretar gêneros jornalísticos: entrevista e notícia.
Entender
os sentidos de denotação e conotação.
Reconhecer
as especificidades do texto literário;
Estabelecer
relações entre o texto literário e o contexto social e político de sua
produção;
Produzir
textos a partir da proposição de um tema;
Ler
e apreciar textos literários de diversos gêneros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário