Língua Portuguesa
Conteúdo da prova: Movimento barroco:
contexto histórico e produção literária. Figuras de linguagem.
1. (Habilidade 01. L.P. Interpretar
com base no texto.) (Enem-2014)
Quando
Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.
Páscoa
de flores, dia de alegria
Àquele Povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.
Àquele Povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.
Pois
mandado pela alta Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.
Quem
pode ser senão um verdadeiro Deus,
que veio estirpar desta cidade
O Faraó do povo brasileiro.
que veio estirpar desta cidade
O Faraó do povo brasileiro.
DAMASCENO, D. (Org.).
Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: Globo, 2006.
Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que
apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta
temática expressa por
a) visão cética sobre as relações sociais.
b) preocupação com a identidade brasileira.
c) reflexão sobre os dogmas do cristianismo.
d) crítica velada à forma de governo vigente. e) questionamento das práticas pagãs na Bahia.
b) preocupação com a identidade brasileira.
c) reflexão sobre os dogmas do cristianismo.
d) crítica velada à forma de governo vigente. e) questionamento das práticas pagãs na Bahia.
2.
(Habilidade 10. L.P. Identificar recursos semânticos expressivos
(antítese, personificação, metáfora, metonímia, onomatopeia...) em segmentos de
um poema, a partir de uma dada definição.)
Metáfora é uma figura de linguagem que consiste no uso de uma
palavra ou expressão com o sentido de outra com a qual é possível estabelecer
uma relação de analogia. A alternativa que traz uma metáfora é
a) “O Povo Hebreu amado, e
esclarecido”.
b) “O Faraó do povo brasileiro.”
c) “Nos livrou de tão vil
calamidade”.
d) “Quem pode ser senão um
verdadeiro Deus”
e) “Àquele Povo foi tão afligido”
3.
(Habilidade 06. L.P. Reconhecer no texto o valor
expressivo e o efeito de sentido de recursos linguísticos.)
“Em tristes sombras morre a formosura,
em contínuas tristezas a alegria”
Nos versos citados acima, Gregório de Matos empregou uma
figura de linguagem que consiste em aproximar termos de significados opostos,
como “tristezas” e “alegria”. O nome desta figura de linguagem é:
a)
metáfora
b) aliteração
c) eufemismo
d) sinédoque
e) antítese
b) aliteração
c) eufemismo
d) sinédoque
e) antítese
4. (Habilidade 06. L.P. Reconhecer no
texto o valor expressivo e o efeito de sentido de recursos linguísticos.)
Nasce
o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Lua se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Depois da Lua se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém,
se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Mas
no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.
Começa
o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
(Gregório de
Matos)
Sobre as características barrocas desse soneto, considere as
afirmações a seguir:
I. Há nele um jogo simétrico de contrastes, expresso por
pares antagônicos como Sol/Lua, dia/noite, luz/sombra, tristeza/alegria, etc.,
que compõe a figura da antítese.
III. O tema do eterno combate entre elementos mundanos e
forças sagradas é indicado ali, por "ignorância do mundo" e
"qualquer dos bens", por um lado, e por "constância",
"alegria" e "firmeza", de outro.
A respeito de tais afirmações, deve-se dizer que:
a) somente III está correta.
b) somente II está correta.
c) somente I está correta. d) somente I e III estão corretas.
e) todas estão corretas.
b) somente II está correta.
c) somente I está correta. d) somente I e III estão corretas.
e) todas estão corretas.
5.
(Habilidade 02. L.P. Reconhecer a unidade temática do texto.) Relacione este trecho ao seu respectivo estilo, de acordo
com as informações contidas nas alternativas a seguir:
Que
és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,
Te lembra hoje Deus por sua igreja;
De pó te fez espelho, em que se veja
A vil matéria, de que quis formar-te.
Te lembra hoje Deus por sua igreja;
De pó te fez espelho, em que se veja
A vil matéria, de que quis formar-te.
a) BARROCO: O homem barroco é angustiado, vive entre
religiosidade e paganismo, espírito e matéria, perdão e pecado. As obras
refletem tal dualismo, permeado pela instabilidade das coisas.
b) ARCADISMO: Em oposição ao Barroco, esse estilo procura atingir o ideal de simplicidade. Os árcades buscam na natureza o ideal de uma vida simples, bucólica, pastoril.
c) ROMANTISMO: A arte romântica valoriza o folclórico, o nacional, que se manifesta pela exaltação da natureza pátria, pelo retorno ao passado histórico e pela criação do herói nacional.
d) PARNASIANISMO: A poesia é descritiva, com exatidão e economia de imagens e metáforas.
e) MODERNISMO: Original e polêmico, o nacionalismo nele se manifesta pela busca de uma língua brasileira e informal, pelas paródias e pela valorização do índio verdadeiramente brasileiro.
b) ARCADISMO: Em oposição ao Barroco, esse estilo procura atingir o ideal de simplicidade. Os árcades buscam na natureza o ideal de uma vida simples, bucólica, pastoril.
c) ROMANTISMO: A arte romântica valoriza o folclórico, o nacional, que se manifesta pela exaltação da natureza pátria, pelo retorno ao passado histórico e pela criação do herói nacional.
d) PARNASIANISMO: A poesia é descritiva, com exatidão e economia de imagens e metáforas.
e) MODERNISMO: Original e polêmico, o nacionalismo nele se manifesta pela busca de uma língua brasileira e informal, pelas paródias e pela valorização do índio verdadeiramente brasileiro.
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER AS QUESTÕES 6, 7 e 8.
O Barroco brasileiro
Foi na virada do século XVI que o Barroco chegou ao Brasil, posto que foi trazido pelos religiosos católicos. Com os jesuítas esse estilo se espalhou primeiramente pela Bahia, com destaque para os templos.
Depois o Barroco foi para Minas Gerais, onde o representante de maior destaque foi Aleijadinho (1738-1814). Suas obras de arte estão espalhadas por diversas igrejas mineiras, posto que ele criou uma identidade própria barroca.
Na literatura se destacaram vários escritores de renome, donde citamos Gregório de Matos e Bento Teixeira. Mas é primordial citar igualmente Manuel Botelho de Oliveira e os freis Vicente de Salvador e Manuel da Santa Maria de Itaparica.
Foi na virada do século XVI que o Barroco chegou ao Brasil, posto que foi trazido pelos religiosos católicos. Com os jesuítas esse estilo se espalhou primeiramente pela Bahia, com destaque para os templos.
Depois o Barroco foi para Minas Gerais, onde o representante de maior destaque foi Aleijadinho (1738-1814). Suas obras de arte estão espalhadas por diversas igrejas mineiras, posto que ele criou uma identidade própria barroca.
Na literatura se destacaram vários escritores de renome, donde citamos Gregório de Matos e Bento Teixeira. Mas é primordial citar igualmente Manuel Botelho de Oliveira e os freis Vicente de Salvador e Manuel da Santa Maria de Itaparica.
6. (Habilidade
01. L.P. Interpretar com base no texto.) Ao
Barroco brasileiro pertencem:
a)
Camões e Gil Vicente.
b) Bento Teixeira Vieira e Gregório de Matos. c) Sóror Mariana Alcoforado e Gregório de Matos.
d) Gandavo e Camões.
e) Gil Vicente e Manoel B. Oliveira.
b) Bento Teixeira Vieira e Gregório de Matos. c) Sóror Mariana Alcoforado e Gregório de Matos.
d) Gandavo e Camões.
e) Gil Vicente e Manoel B. Oliveira.
7. (Habilidade 01. L.P. Interpretar com base no texto.) A exaltação da forma, o culto à
linguagem permeada por metáforas, conflito entre o humanismo renascentista e a
tentativa de restauração de uma religiosidade medieval são características do
a) Classicismo.
b) Arcadismo.
c) Romantismo.
d) Barroco.
e) Condoreirismo.
8. (Habilidade 06. L.P.
Reconhecer no texto o valor expressivo e o efeito de sentido de recursos
linguísticos.) Assinale
a questão cujo trecho apresenta características próprias do Barroco no Brasil:
a) “Pequei,
Senhor; mas não porque hei pecado, Da vossa alta clemência me despido; Porque
quanto mais tenho delinquido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a
vos irar tanto pecado, A abrandar-vos sobeja um só gemido: Que a mesma culpa,
que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado.”
b) “Alma minha
gentil, que te partiste/Tão cedo desta vida, descontente,/Repousa lá no Céu
eternamente,/E viva eu cá na terra sempre triste./Se lá no assento etéreo, onde
subiste,/Memória desta sida se consente,/Não te esqueças daquele amor
ardente/Que já nos ollhos meus tão puro viste.”
c) “Última flor
do Lácio, inculta e bela,/És, a um tempo, esplendor e sepultura;/Ouro nativo,
que, na ganga impura,/A bruta mina entre cascalhos vela.”
d) “Parece até
que sobre a fronte angélica/Um anjo lhe depôs coroa e nimbo.../Formosa a vejo
assim entre meus sonhos/Mais bela no vapor do meu cachimbo.”
e) “Lá na úmida
senzala,/Sentado na estreita sala,/Junto ao braseiro, no chão,/Entoa o escravo
o seu canto,/E ao cantar correm-lhe em pranto/Saudades do seu torrão.”
(USF-SP) Leia estes versos:
“As ondas amarguradas
Encostam a cabeça nas pedras do cais.
Até as ondas possuem
Uma pedra para descansar a cabeça.
Eu na verdade possuo
Todas as pedras que há no mundo,
Mas não descanso”.
Encostam a cabeça nas pedras do cais.
Até as ondas possuem
Uma pedra para descansar a cabeça.
Eu na verdade possuo
Todas as pedras que há no mundo,
Mas não descanso”.
(Murilo Mendes)
A figura de linguagem que ocorre nos versos 5 e 6 é:
a) metáfora
b) sinédoque
c) hipérbole
d) aliteração
e) anáfora
b) sinédoque
c) hipérbole
d) aliteração
e) anáfora
10. (Habilidade
10. L.P. Identificar recursos semânticos expressivos
antítese, personificação, metáfora, metonímia, onomatopeia...). No trecho:
“…dão um jeito de mudar o
mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é
chamada:
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese
11. (Habilidade
10. L.P. Identificar recursos semânticos expressivos
antítese, personificação, metáfora, metonímia, onomatopeia...). Nos versos:
“Bomba atômica que aterra
Pomba atônita da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”
Pomba atônita da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”
A repetição de
determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado:
a) hiperbibasmo
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora
12. (Habilidade 10. L.P. Identificar
recursos semânticos expressivos antítese, personificação, metáfora, metonímia,
onomatopeia...).
"Muito bom aquele encanador. Colocou em nossa casa vários canos
furados.".
Esta frase trata-se de qual tipo de figura de linguagem?
a) Metonímia
b) Ironia
c) Indireta
d) Antítese
e) Paradoxo
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