quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Texto dissertativo-Argumentativo - Aula de Redação.


Em suma, dissertação implica em discussão de ideias, argumentação, raciocínio, organização de pensamento, defesa de pontos de vista, descoberta de soluções. Significa refletir sobre o mundo que nos cerca.

O TEXTO DISSERTATIVO é aquele que expressa uma TESE (um ponto de vista) sobre determinado ASSUNTO, apoiada em dados, fatos (exemplos), fundamentações; enfim, em ARGUMENTOS (informações que comprovem sua tese).

1– Introdução: apresentação da ideia principal ou tese.

2– Desenvolvimento: apresentação de argumentos que sustentam a ideia principal.

3– Conclusão: apresentação de um resumo da ideia principal ou de uma sugestão para a resolução do problema.

INTRODUÇÃO – normalmente apresenta-se a ideia central a ser discutida, de modo que o leitor saiba de que o texto vai tratar. Corresponde, geralmente, a um parágrafo.

DESENVOLVIMENTO – Parte encarregada pelo desdobramento da ideia central. Corresponde à exposição dos argumentos que comprovam o ponto de vista contido na introdução. Pode haver mais de um parágrafo, dependendo da quantidade de linhas disponíveis. 

CONCLUSÃO: É o acabamento da redação, parte que “amarra” o texto. Não deve ser iniciada abruptamente, como também não pode ser acabada de súbito. E deve ser apresentada a sugestão de soluções para a resolução da problemática abordada.

Argumentação nos textos dissertativos

Deve-se ter como preocupação persuadir o leitor e transmitir informações que se pretende como conhecimentos verdadeiros, e dessa forma se tornar convincente.

Diante do tema, o autor deve se posicionar acerca do assunto e, através dos seus argumentos, demonstrar conhecimento de mundo: 

Com clareza, domínio da língua, seleção de conteúdos pelos seus valores reais, organizando-os de forma coesa e coerente entre os assuntos, os quais serão fechados na conclusão, completando assim, o ponto de vista inicial.

Tipos de argumentos aos quais podemos recorrer:

Argumento com base em citação – Fundamenta-se mediante a citação de uma frase ou pensamento de uma autoridade ou especialista no assunto.
Promove credibilidade ao texto;
Enriquece o texto com informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área foco;
Fornece exemplos de pontos de vista semelhantes ou divergentes sobre o assunto objeto de sua pesquisa.

Citação direta - Ao identificar o conceito de atividade, Leontiev, Especialista em Psicopedagogia, afirma que “por esse termo designamos apenas aqueles processos que, realizando as relações do homem com o mundo, satisfazem uma necessidade especial correspondente a ele”.

Citação indireta  - Ao identificar o conceito de atividade, Leontiev, Especialista em Psicopedagogia, afirma que pelo termo mencionado é possível designar apenas aqueles processos relativos às relações do homem com o mundo, e que satisfazem uma necessidade humana específica.

Argumento com base no senso comum - Fundamenta-se nas ideias voltadas para princípios e valores que são reconhecidamente partilhados pela maioria das pessoas de uma sociedade.  Refere-se a conceitos considerados irrefutáveis, partilhados.

Argumento com base em evidências - São aqueles fatos que comprovam a tese e confirmam crédito ao texto (dados, estatísticas, pesquisas, informações comprovadamente científicas, ou seja, de fontes sérias).

Argumento com base no raciocínio lógico - Estabelece uma relação de causa e consequência, para que não se prejudiquem a sequência ordenada dos parágrafos nem o sentido geral do texto.  Mantém a coesão e coerência entre palavras e entre parágrafos.

A IMPORTÂNCIA DOS EXEMPLOS
—Os exemplos dão vida ao texto.
—Esclarecem o raciocínio.
—Iluminam a compreensão.
—Intensificam o processo de persuasão, expondo as ideias de modo concreto.
—Não só ilustram o texto, mas levam o leitor a sentir, a pensar, a viver.

ALGUMAS FORMAS DE SE INICIAR UMA DISSERTAÇÃO

Definição: Pode-se começar a dissertar fazendo uma definição do tema, para atribuir maior clareza e objetividade ao texto.

Violência consiste em...
A violência se caracteriza como.... Um ato é violento quando...
Existe violência se...


Comparação: Tem-se também a opção de começar, buscando uma definição do tema por comparação.

Atribui-se a violência como...
A violência torna-se semelhante a...
A violência parece-se com..., lembra...

Citação: Pode-se ainda iniciar o texto com uma citação relativa ao tema. Uma frase interessante, um verso, um fragmento...

O ideal é que a citação seja feita do modo clássico: entre aspas, reproduzindo exatamente as palavras do autor e com indicação da fonte de onde foi retirada.
Em seguida, faz-se uma pequena análise, um breve comentário a respeito da opinião citada, expondo, ao mesmo tempo, o seu ponto de vista sobre o assunto.

Histórico: no início do texto pode fazer um histórico, uma explanação rápida do tema através dos tempos, dando ao tema uma abordagem temporal.

Antes, a violência era “X”; agora é...
Ontem, a violência era “X”; hoje é “Y”; amanhã será...
Depois do histórico, apresenta-se a IDEIA CENTRAL e inicia-se a argumentação.

Exemplo: Pode-se também escolher um fato-exemplo expressivo para iniciar o texto. Em seguida, faz-se uma análise interpretativa desse exemplo – que poderá ou não ser retomado mais adiante – , revelando nossa visão sobre o tema. Iniciar uma dissertação a partir de um exemplo dá concretude e comunicabilidade ao texto.

Resumo: Um resumo daquilo que se pensa sobre o assunto da redação é uma das possibilidades de início. O começo da dissertação funcionaria, assim, como uma espécie de índice, de sumário do texto, em que se apresentaria de modo sintético o tema, o ponto de vista e a argumentação.

Um comentário: