O TEXTO DISSERTATIVO é aquele que expressa uma TESE (um ponto de vista) sobre determinado ASSUNTO, apoiada em dados, fatos (exemplos), fundamentações; enfim, em ARGUMENTOS (informações que comprovem sua tese).
2– Desenvolvimento: apresentação de argumentos que sustentam a ideia principal.
3– Conclusão: apresentação de um resumo da ideia principal ou de uma sugestão para a resolução do problema.
DESENVOLVIMENTO – Parte encarregada pelo desdobramento da ideia central. Corresponde à exposição dos argumentos que comprovam o ponto de vista contido na introdução. Pode haver mais de um parágrafo, dependendo da quantidade de linhas disponíveis.
Argumentação nos textos dissertativos
Deve-se ter como preocupação persuadir o leitor e transmitir informações que se pretende como conhecimentos verdadeiros, e dessa forma se tornar convincente.
Diante do tema, o autor deve se posicionar acerca do assunto e, através dos seus argumentos, demonstrar conhecimento de mundo:
Com clareza, domínio da língua, seleção de conteúdos pelos seus valores reais, organizando-os de forma coesa e coerente entre os assuntos, os quais serão fechados na conclusão, completando assim, o ponto de vista inicial.
Promove credibilidade ao texto;
Enriquece o texto com informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área foco;
Fornece exemplos de pontos de vista semelhantes ou divergentes sobre o assunto objeto de sua pesquisa.
Citação indireta - Ao identificar o conceito de atividade, Leontiev, Especialista em Psicopedagogia, afirma que pelo termo mencionado é possível designar apenas aqueles processos relativos às relações do homem com o mundo, e que satisfazem uma necessidade humana específica.
Argumento com base no senso comum - Fundamenta-se nas ideias voltadas para princípios e valores que são reconhecidamente partilhados pela maioria das pessoas de uma sociedade. Refere-se a conceitos considerados irrefutáveis, partilhados.
Argumento com base em evidências - São aqueles fatos que comprovam a tese e confirmam crédito ao texto (dados, estatísticas, pesquisas, informações comprovadamente científicas, ou seja, de fontes sérias).
Argumento
com base no raciocínio lógico - Estabelece uma relação de causa e consequência, para que não se prejudiquem a sequência ordenada dos parágrafos nem o sentido geral do texto. Mantém a coesão e coerência entre palavras e entre parágrafos.
Os exemplos dão vida ao texto.
Esclarecem o raciocínio.
Iluminam a compreensão.
Intensificam o processo de persuasão, expondo as ideias de modo concreto.
Não só ilustram o texto, mas levam o leitor a sentir, a pensar, a viver.
Esclarecem o raciocínio.
Iluminam a compreensão.
Intensificam o processo de persuasão, expondo as ideias de modo concreto.
Não só ilustram o texto, mas levam o leitor a sentir, a pensar, a viver.
Violência consiste em...
A violência se caracteriza como.... Um ato é violento quando...
Existe violência se...
Comparação: Tem-se também a opção de começar, buscando uma definição do tema por comparação.
Atribui-se a violência como...
A violência torna-se semelhante a...
A violência parece-se com..., lembra...
Citação: Pode-se ainda iniciar o texto com uma citação relativa ao tema. Uma frase interessante, um verso, um fragmento...
Em seguida, faz-se uma pequena análise, um breve comentário a respeito da opinião citada, expondo, ao mesmo tempo, o seu ponto de vista sobre o assunto.
Histórico: no início do texto pode fazer um histórico, uma explanação rápida do tema através dos tempos, dando ao tema uma abordagem temporal.
Ontem, a violência era “X”; hoje é “Y”; amanhã será...
Depois do histórico, apresenta-se a IDEIA CENTRAL e inicia-se a argumentação.
Resumo: Um resumo daquilo que se pensa sobre o assunto da redação é uma das possibilidades de início. O começo da dissertação funcionaria, assim, como uma espécie de índice, de sumário do texto, em que se apresentaria de modo sintético o tema, o ponto de vista e a argumentação.
Isso sim é um resumo de redação.
ResponderExcluir